segunda-feira, 21 de março de 2011

EU NÃO NASCI DE ÓCULOS


Finalmente, após alguns exames chatos e alguns milhares de mangos de investimento, voltei a ter dois olhos de fato, de direito e de nascença! Agora terei que me acostumar a usar óculos escuros não pelo charme que a minha beleza comporta, mas por necessidade, coisa que eu como química já deveria saber de cor: o perigo dos raios ultra-violeta e a redução dos pés-de-galinha indesejáveis.

Ao longo desses doze anos de vida extra-ocular vi muitas modas surgirem para convencer as pessoas míopes e astigmatas a usarem óculos como se fosse a coisa mais normal do mundo. O que é o feitiço da moda: faz o ridículo parecer belo e indispensável! É engraçado como as pessoas caem mesmo na onda e usam óculos que não tem nada a ver com seu perfil, como se fosse um simples adereço. Cito aqui os seguintes casos: óculos pequenos demais para o tamanho do rosto e dos olhos (a pessoa fica parecendo aquelas secretárias mal-humoradas de repartição pública que nos atende com a "menor" boa vontade); óculos de aro preto grosso (que envelhece pacas e que há um tempo atrás era símbolo de intelectualidade); óculos clean (sem quase nada) que facilmente cai do rosto de tão leve; óculos com pernas larguíssimas que dificultam a visão periférica e já deve ter provocado vários acidentes e inimizades (p.ex.: alguém nos chama e a gente não responde, porque não viu a pessoa ao nosso lado,rsrs).

Aqui ainda sobram comentários sobre as lentes! Gente, pelamordedeus, aceitem sua condição! Tem gente com pele 0 a 100% melanina que quer ter olho azul e fica parecendo um olho de gato com catarata! Se o objetivo é chamar a atenção, garanto que consegue e ainda assusta. Outra fenômeno mais detectado que tsunami é "óculos diadema". Pra onde é que vai a pessoa com um óculos sobre a cabeça, segurando a franja como um diadema em plena noite desfilando por aí? Pior que quem não tem franja, também acha o máximo (no caso dos homens) desfilar "se achando" com uns óculos estilo prisma (decomposição da luz visível). Além disso, que coisa mais impessoal é conversar com alguém usando óculos escuros, especialmente se for à sombra e com óculos "olhos mosca" ou "óculos MIB" (se acham os homens de preto com seus óculos blackout).

Críticas à parte, gosto é gosto. Que se faça uso do melhor óculos e que suas lentes de vidro ou de acrílico reflitam o bom senso, até porque óculos não é somente proteção, mas também é style!

sábado, 12 de março de 2011

ACROSS THE UNIVERSE


Sempre entre uma ligação química e outra, pode pintar um assunto extra. Eu, com essa minha mania de ensinar aos alunos a falar corretamente a língua inglesa, acabo colhendo ótimos momentos de distração durante as aulas, especialmente quando a turma interage e gosta mesmo de inovar.

Por causa dessa mania de ficar buscando a etimologia das palavras, dos termos e símbolos químicos, a fim de proporcionar melhor aprendizado, eu confesso que abuso do vocabulário seleto e incomum. Mas, afinal de contas, eu preciso compartilhar um pouco do meu conhecimento de mundo, de cultura em geral.

Por causa disso tudo, um dia um aluno me disse no fim da aula: "a senhora parece que já morou fora do Brasil." E eu, educadamente, respondi: "ainda não, mas quem sabe a próxima viagem será para além fronteira, além mar". Ele continuou: "vc conhece um filme chamado Across the Universe?". Eu respondi que não, e não é que na última aula do módulo, atordoada entre provas e um stress básico causado pela divulgação das notas, o Eduardo Severo me presenteou com o tal filme? Levei um tempo pra assisti-lo, mas desde que vi as 2h de produção impecável desse filme-musical com músicas dos Beatles, que essa produção cinematográfica entrou para a lista dos melhores filmes que já vi.

"Supreendente! Divertido, comovente e perceptivo! Uma obra de arte! O cinema americano no seu melhor. Extraordinário!" Catei tudo quanto era comentário de crítica da minha dvdteca para dizer aqui (e tb já disse ao Eduardo) como esse filme é apaixonante! Agora é pegar a pipoca com leite condensado que como com colher, ou um pote de sorvete, ou o que tiver pra beliscar na geladeira e passar, sem perceber, 2h enchendo a mente de sons e imagens ímpares!
PS: A versão de HOLD ME TIGHT é melhor que a original. HEY JUDE então, nem se fala! Confiram no youtube!

quarta-feira, 9 de março de 2011

A CANÇÃO TOCOU NA HORA ERRADA


E sempre tem tocado ultimamente, não sei por quê! Na voz de Ana Carolina soam grave as ondas sonoras e a decepção. "E eu que pensei que sabia de tudo", quase nunca sei de nada, ou melhor, só sei depois. Aqui se cruzam o direito de saber, o dever de revelar e novamente o direito de não falar nada, de emudecer.

But, let it be! Rilke escreveu ao Sr. Kappus: "não investigue agora as respostas que não podem lhe ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez, passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas." (cf. Cartas a um jovem poeta, p.43).

"Não é porque tá muito frio, não é porque tá muito calor"...pode ser chuva, tsunami, seca no semi-árido, não importa! "Se a fé remove até montanhas, o desejo é o que torna o irreal possível. Não vou dizer que eu não ligo, eu digo o que eu sinto e o que eu sou." (cf. Cássia Eller - Meu mundo ficaria completo (com você).

No mais, boa sorte e cuide-se bem!