sábado, 28 de maio de 2011

A PACIÊNCIA É MÃE DA EXPECTATIVA

Para o post número 12, 12 coisas que vão no coração:


Now we are together sitting outside in the sunshine (1), it's a little bit funny this feeling inside, I'm not one of those who can easily hide (2). Tenho andado de poros abertos e olhos atentos...ou seria o contrário? (3) I just wanna be close to you 'cos I understand the strength of your hand (4). Anyplace (with you) is better, starting from zero got nothing to lose (5). E ajeitava o meu caminho pra encostar no teu (6), arrastando meu olhar como um ímã (7), because when stars collide like you and I no shadows block the sun (8). Now we have each other enjoying each moment with one another (1) , precisamos viver hoje, aqui, amanhã não se sabe, viva agora antes que o dia acabe (9). But soon we'll meet again and soon it'll be bright at noon again (1). Anyway the thing is what I really mean: yours are the sweetest eyes I've ever seen (2). And so it's...I can't take my eyes off you (10).



PS: I want to see if you stay together or if you dissolve into molecules.

MÚSICAS: (1) An Ocean Apart - Julie Delpy; (2)Your song - Sir Elton John; (3) By me ; (4) Close to you - Whigfield; (5) Cars - Tracy Chapman; (6) Valsa Brasileira - Chico Buarque; (7) Leãozinho - Caetano Veloso; (8) The One - Sir Elton John; (9) Amanhã não se sabe (Titãs); (10) The blower's daughter (Damien Rice).

terça-feira, 24 de maio de 2011

FELIZ CUMPLEÃNOS!

Sabe quando a gente tem um amigo, que leva a outro amigo e assim por diante? Quem diria que aquele adolescente espinhoso sentado no Bazar de Dona Carol um dia me acharia e nos tornaríamos amigos acadêmicos, de almoços e encontros mais raros ainda? Ah! E que ele também se tornaria amigos de outros velhos amigos e que faríamos city tour na cidade maravilhosa, e que daqui a uma semana aquele menino verminoso de Pacatuba estaria indo para o Texas como professor visitante?

Como é que eu não posso me orgulhar dos amigos que tenho, amigos esses cuja inteligência (que ele não admite!) e resiliência me impressionam. Ele é um cidadão do mundo e, acredito que logo se libertará dessa vida nômade e de sua oca na selva. O cara é tão cotado, que foi até parar na progaganda do Yahoo! Mail,rsrs. Ele sabe inglês, francês, tem dois mestrados, faz doutorado, tem uma filha linda e uma esposa mais culta ainda, e nesse momento anda muito instrospectivo por causa do seu aniversário...Eu já disse a ele que posso recomendar ótimos cremes para ele ficar um escândalo, e que ele quando usar Garnier Fructis pode se olhar no espelho e dizer: porque você vale muito! Que tudo! Sem mais argumentos, eu apelo para Machado de Assis e espero dias melhores, com bacon e cereal no café da manhã nos próximos dois meses!

"Isto é a vida; não há planger, nem imprecar, mas aceitar as coisas integralmente, com seus ônus e percalços, glórias e desdouros, e ir por diante".


Citação encontrada no wikcionário assim relatada: 1882. ASSIS, Machado de. Teoria do medalhão. In: _____. Papéis avulsos. Belém: UNAMA, 2007.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

GREEN EYES

Programa de índio é ver TV aberta no domingo, mas de vez em quando até que serve para ficar por dentro da vida fútil do mundo fashion, copiar um modelo de vestido, fazer ácidos comentários (com minha irmã que não deixa passar nada!) sobre as super notícias do tipo: "fulana veio falar tudo sobre sua personagem" (como se não bastasse a novela passando todo dia), "fulana estaria com beltrano" (como se alguém duvidasse que esse povo volátil trocasse de amor como se trocasse de Prada ou de Louis Vuitton) ou ainda "fulana estaria grávida" (isso aí é da conta dela, quer dizer, problema do advogado que vai tratar da pensão). Já adivinharam o programão, não é? Nem preciso dar mais pistas!

Mas vejam só que notícia legal em meio a isso tudo: o RPM voltou!!! Será que agora vão mudar o foco que a mídia alienante lança sobre esses cantores que hoje lançam um CD e um mês depois já lançam o DVD ao vivo? E como se não bastasse passar em tudo quanto é programa de rádio e de TV, meus vizinhos ainda investem nas cópias piratas que tocam até remover a película.

Até agora minha memória musical só conhecia os Olhos Negros de Fevers (das fitas de painho), Blue Eyes de Elton John e os olhos castanhos da tempestade de Legião Urbana (Tempo Perdido), mas voltando ao tema do post, finalmente uma música bacaninha com referência a olhos verdes, um single que pode impregnar à vontade na vitrola, nas rádios on line e onde mais a mídia achar que há espaço.

A gente tem medo de se entregar, de se envolver
E acha que é cedo, que ainda temos tanto pra viver
E faz tantos planos, e acha mesmo que é possível
Ao longo dos anos tentar prever o imprevisível


Então de repente ele chega arrebatador
São dois olhos verdes e um sorriso avassalador


Quem sabe o amor não seja apenas uma suposição
Um ato do acaso, alegoria, somente uma ilusão
Você não contava que aquilo ainda pudesse acontecer
Nem acreditava no velho mito de Eros e Psiquê.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

QUE OUTRO DIA AMANHEÇA

Como sempre, eu e minhas consultorias Lattes, Carreira e cia...através de um aluno bilíngue e "futuro ITA" reencontrei um livro de química que continha poesia na apresentação de cada capítulo, e nele a poesia urgente do dia, que descobri no Terra que foi musicada por Jane Duboc (autoria de Edson / Terezinha Fagá). Já escutei a música umas dez vezes e, antes que outro dia amanheça, preciso postar isso aqui:

Não se esbarre na louça,
E repare no jardim,
As plantas subindo pro sol.
Nunca deixe de cantar à brisa,
E de voltar quando queira.
Não perca a altura do vôo,
Nem se desvaneça.
O tempo é concreto,
E se você tem pressa,
Não perca a cabeça.
É preciso que um dia se vá,
Pra que outro dia amanheça.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

DIA DE MAINHA



"Vento de maio, rainha de raio, estrela cadente" (Lô Borges)

Tudo que eu acho mais bonito na natureza, eu posso associar ao amor da minha mãe. Sou imensamente grata por seu amor, cuidados, carinhos e mimos, por todo o processo da gravidez, a dor de amamentar pela primeira vez, os sustos que causei, as noites de sono que roubei. Certamente, se eu for mãe um dia eu quero a avó por perto cuidando de tudo, pois segundo a própria mainha pra criar um filho, uma mãe é pouco! Às vezes, quando estou de folga e acordo mais tarde um pouco, desço as escadas e vou procurá-la instintivamente e ela diz: deixe-me lhe dar um abraço! Acho que as mães sentem muita falta de cuidar de seus filhos e sempre os verão como seus bebês. A minha mãe tem um cheirinho único na pele e no cabelo, um cuidado exemplar como esposa também, o que faz da minha família algo "tipo assim" muito especial.

Em abril de 2004 li uma reportagem na Cidade Nova que dizia: "novas pesquisas científicas confirmam que existe um diálogo permanente entre a mãe e a criança que ainda está no seu ventre. O timbre da reciprocidade: o amor está inscrito em nós de forma indelével. Recente pesquisa norte-americana fez uma descoberta singular que pode explicar por que temos a impressão de que os filhos trazem sempre algo que é próprio da mãe, e vice-versa. Os cientistas descobriram que, durante a gravidez, algumas células da mãe transferem-se para o feto e algumas células do feto podem migrar e viver no organismo materno. Assim, os filhos trazem para sempre consigo os traços da mãe e as mães conservam no sangue células dos filhos." Depois disso, preciso dizer algo mais? Preciso sim, porque não tem poesia mais linda para o dia das mães do que PARA SEMPRE de Drummond:

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.


Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?


Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.