terça-feira, 20 de setembro de 2011

MAPA DA VIDA

"Quando um não quer, dois não podem ser felizes"

Dialogando com minhas colegas de curso em Brasília, ouvi vários pontos de vista sobre o agir ou o se omitir no mundo dos relacionamentos. Fiz ouvido de mercador para várias coisas, porque mesmo que me digam frases prontas, não me acostumo a seguir receitas (teimosia de INFJ!). E mesmo que os conselheiros percebam que não acatei de bom grado certas dicas, e mesmo que sucedam críticas e julgamentos, não adianta: eu sigo e vivo aquilo que eu acredito, aquilo que é fruto de minhas vivências, impressões e conclusões.

Durante o curso, toda vez que falavam no Mapa da Vida, eu pensava: temos que chamar o Rodrigo Lombardi! Afinal de contas, é ele quem é o astro!rsrs. No tocante ao tema que segue, devemos mesmo aplicar o Mapa da Vida para obter informações relevantes, que podem garantir o sucesso ou a imprecisão no mundo imprevisto dos relacionamentos. Vamos lá às 3 questões fundamentais dessa investigação quase CSI:




1) Como vc era?
R: O passado de alguém, por mais que queiramos ignorar, não passa batido, porque somos fruto do que vivemos ou escolhemos. "E a tua história eu não sei, mas me diga só o que for bom". Quando há uma amizade ou coleguismo prévio, dá pra conhecer alguma coisa porque não há necessidade de querer mostrar só o lado bom o tempo todo. Naturalmente, dá pra saber as respostas das perguntas seguintes.

2) Como vc quer ser?
R: Em que fase da vida essa pessoa está? Será que ela quer um compromisso? Será que ela sente mesmo necessidade de partilhar a vida e seu cotidiano ordinário ou extraordinário com alguém? Ou será que essa pessoa quer continuar vivendo solto sem se envolver de verdade com "ninguém"? Por mais que se olhe com afeto, carinho, compaixão, tolerância, não dá para obedecer aos feromônios, hormônios ou afins e se lançar com tudo. Em certos estágios da vida não dá mais pra bancar a adolescente apaixonada, a princesa encantada, a Branca de Neve que despertou e se jogou nos braços do primeiro que viu.

3) Onde vc quer chegar?
R: Além de ser imprescindível saber sobre isso, deve-se também fazer essa pergunta a si mesmo, porque quem não sabe o que procura não vê aquilo que encontra. Se vc quer chegar a Paris, mas o parceiro não tá a fim de cruzar o oceano; se vc curte um conjunto de coisas que o parceiro não dá o menor valor; se o digníssimo não sabe diferenciar o podrão do Subway; se o carinha chegou na sua vida e quer mudar sua rotina, criticar seus amigos e costumes e não entrar no seu mundo, vc decide: será que realmente vale a pena meter o pé na jaca, se contentar com metade do que vc almeja só pra não ficar só?

Sei que a discussão é longa e os pontos de vista individual ou coletivo, que não há fórmulas prontas, que cada um pode ir até seu limite ou extrapolá-lo e quebrar paradigmas para viver o que quiser, mas eu prefiro ficar com a visão de Rapunzel. Ela estava ali não por vontade própria, mas por condições que a própria vida gerou. Ela poderia ter se jogado da torre e ido à caça, mesmo se ferindo ou passando frio na floresta. Ela, com certeza, lutou, mas muitas vezes também ela sentou e chorou; porém, sempre voltava a cuidar de si e a olhar para fora. Então, quando surgiu uma possibilidade ela pôde ouvir, caminhar até a janela, olhar, dialogar e estender a mão, ou melhor, jogar a trança e mostrar o caminho àquele que, de fato, estava disposto a conhecê-la de verdade e permanecer em sua companhia.


PS: Devo os créditos desse post às agradáveis horas que passei jogando conversa fora e aprendendo com as mulheres mil Suede, Juli, Ludmila, Marcília e Rae.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

NO MUNDO DE ALICE BANDEIRA


Alice intensa!
Alice essência!
Alice não escreva aquela carta de amor!
Que o efeito pode ser devastador
Que nem tsunami e terremoto
Lá pras bandas do Oriente


Mas se o amor for reincidente,
Recorrente e remanescente
Insista!Invista!Reincida!
Mesmo que ele tenha medo das suas idéias
“Porque, Alice, você precisa ser tão sincera?”


Alice latente!
Alice nascente e poente!
Agora é tudo ou nada!
Por que tantos sonhos morrem em poucas palavras?
Por que o coração não está pronto
Para acolher, receber e conceber
Luminoso amor
Cheio de finos tratos para fino tato


Selecione!Colete!Eleja!
Não fique com o coração do tamanho de uma cereja!
Exploda, remova e explore
Com faíscas e afinco
Cada jade dessa mina
E viva com o valor de muitos quilates
Aquilo que lateja o coração!


(JORLANE, Flávia)
PS: Escrito para a aluna-amiga de tds as horas, poemas, music and bobeiras!)