segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

HAPPY NEW YEAR FOR ME!

Dizem que o Brasil só começa a funcionar depois do carnaval. No meu caso, nem tanto assim, mas sinto que tudo só começa depois do meu aniversário, que é fim de fevereiro e que invariavelmente coincide com os festejos carnavalescos. Mas depois que meu priminho André nasceu tudo mudou! Não consigo me desapartar de doce criaturinha, que esse ano já sabe ler, contar e até demonstrar quantos aninhos já tem com os dedos: 4x2 ou 3x3. Vejam só que criança sabida! Depois ensinarei a possibilidade 5x1,rsrs.


Esse ano acordei tarde e na hora que abracei minha mãe, olhamos para o relógio e eu disse: essa hora há 34 anos atrás eu estava saindo da sua barriga! Abracei meu pai, que fez aniversário e comemorou igual uma criança dois dias antes e ele disse: minha papuquinha! Desde o dia anterior fui ganhando os presentes que gosto, mas minha amiga Numbgirl insiste em sofrer e declarar que eu não sou uma pessoa fácil de presentear. Eu gosto de cartões, CD's, livros, DVD's, palavras...gosto de telefonemas, perfumes, sabonetes, cremes, emails...gosto de roupas, porta-retratos, canecas, doces, e de tudo mais que me for dado de bom grado!Por exemplo, meu compadre Dorisvan ligou para me dizer que houve um alinhamento estelar em minha homenagem: era Júpiter alinhada a Vênus e a lua crescente ao lado.

No fundo, bem lá no fundo quem me conhece sabe que sou extremamente tímida e que sempre fugi do meu aniversário, não pela idade alcançada, mas por pura timidez, aversão ou sei lá o quê. Hoje estou bem melhor em relação a isso, principalmente por causa de André que todos os anos anseia por essa data e pelos presentes. Acho que aniversário é todos os dias e peço perdão aos meus amigos que recebem minha ligação no dia seguinte ou um dia antes, porque realmente estou cada vez mais desligada das datas, sejam elas de alegria ou de tristeza. Ando realmente muito esquecida, mas o msn até que me ajuda com seus alertas, tanto é que ele me alertou sobre meu aniversário, vejam só que eficiência!

Pra começar o novo ano, deixo o email que recebi de Renato Lira, um menino prodígio com elevado grau de cultura que me presenteia sempre com as novidades do mundo da Rolling Stones, do Jô, do Chico e de tantos outros mais.

Oh, captain! My captain!

Feliz aniversário!


Peço "mil perdões" por não estar aí para lhe parabenizar pessoalmente.
Enfim, "trocando em miúdos", gostaria de lhe parabenizar por mais um de seus "anos dourados" e de lhe dar um "bom conselho"... Não mire-se no exemplo das "mulheres de atenas". Desejo que "Deus lhe pague" em dobro tudo o que você faz por mim, a sua amizade. Sua pessoa, adoçada "com açúcar, com afeto", é muito importante para mim.


"O que será" que, mesmo em meio à "quadrilha", "a banda" de "cobras e lagartos", consegue alçar voo e buscar "outros sonhos" e que, nos "bastidores", ainda consegue viver o seu "cotidiano"? A personalidade jorlaniana... Mas, para se alcançar essa personalidade é preciso ter "todo o sentimento" e a catilogência que existem em você.

"Falando de amor" , não se preocupe, pois, o gosto de vinho tinto de sangue daquele "cálice" chegou à "gota d'água", "vai passar". O nosso grupo intelectual vai continuar unido como "tatuagem" e vai seguir em constante "construção" "até o fim".

"Olhos nos olhos", posso lhe falar sinceramente e sem titubear: "Estamos aí".
Mesmo sendo um falso cantor e poeta miserável de "choro bandido", mesmo ,ainda, não sei como, amando aquela que não é a "Rita" mas que levou meu sorriso, matou meu amor de vingança e que só não levou um tostão porque, como exemplo de estudante, eu não tinha não, sou teu amigo e posso ver na escuridão.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

HE'S JUST NOT INTO THAT YOU

"Não aguento mais pinguinhos de amor", foi o que ouvi de uma amiga essa semana ao falar de um carinha que ela conheceu no ano novo e que é um sonhador evasivo. "Eu só sei que a culpa da minha história não ter dado certo não é minha", foi o que eu escutei há cerca de 48 horas ao fim das sessões intermináveis de interpretações e estudos de casos amorosos complicados com minha vizinha temporária, que tenta desenrolar uma história de amor sem fim com um poeta idealista há 4 anos. Junte-se a isso minha leitura de "O que toda mulher inteligente deve saber", minha sessão pipoca de "Ele não está tão a fim de você" e a minha instintiva intuição e inevitável conclusão de que a pessoa a quem dediquei preciosas horas de atenção nos últimos meses é um típico narcisista.


Unindo o título do livro ao filme, posso continuar dizendo e aconselhando que não podemos obrigar ninguém a gostar da gente, mas que é injusto permanecer em compasso de espera por uma resposta, definição ou mesmo uma ligação que nunca vai acontecer. É também de grande importância sempre aprender com os erros do passado pra não prejudicar a relação do presente, mas isso vai depender da clareza e reciprocidade do outro. Uma coisa é estar com o insatisfeito sonhador e acomodado, outra é estar com o insatisfeito que corre atrás e que te inclui nos planos dele, independente do atual saldo bancário.

É complicado estabelecer prazos do tipo: vou tentar isso por 3 meses e se não for legal, eu caio fora. Como nós mulheres temos uma capacidade de ser, em níveis mais do que os normais, compassivas e tolerantes, quase nunca perdemos a esperança de fazê-los mudar, e esse prazo pode ser prorrogado inúmeras vezes. Basta um apelo num dia de fragilidade que já corremos pra socorrê-los. Não é raro confundir a amizade com a falsa caridade, e nesse caso sempre sairemos frustradas e com orgulho ferido se não formos retribuídas de alguma forma. Reagir na hora certa é necessário para não nos sentirmos pior do que estávamos antes deles e precisamos aprender de uma vez por todas que não somos salvação de ninguém. Eu sei que a gente representa o tempo todo, mas temos que nos perguntar de vez em quando: com quem estou namorando? Com um cara normal ou com um personagem? Então meninas, uma mulher inteligente tem o bom senso de gostar e investir num relacionamento com um homem que:
  • Não tem problemas complicados.
  • Sente-se bem consigo mesmo e não precisa ficar se auto-afirmando ou ouvindo/solicitando elogios o tempo todo.
  • Não lhe esconde da família e dos amigos.
  • Lhe inclui, sempre que possível, nos programas com a família ou os amigos, justamente porque não tem NADA a esconder.
  • Não se olha no espelho ou demora mais pra se arrumar do que você.
  • Sente-se bem com sua posição na vida ou está correndo atrás de algo melhor.
  • Conta com seu apoio de forma moderada e não suga suas energias lhe fazendo de escada pra subir na vida ou na empresa.
  • Não precisa bancar o cavalheiro e impressionar o tempo todo, porque ele pode ser assim com você na terça e quinta e na segunda, quarta e sexta ser ainda mais com outra.
  • Atende o telefone na sua frente e fala quem ligou.
  • Retorna sua ligação o mais rápido possível e não com um intervalo de dias ou semanas.
  • Aparece quando diz que vai aparecer.
  • Cumpre o que diz ou planejou com você.
  • Não cria mentiras inenarráveis para justificar os perdidos que ele deu pra lhe deixar sábado à noite sozinha.
  • É sincero, estável e quer compromisso.
  • Compartilha dos mesmo valores.
  • Lhe inclui nos planos dele, independente das circunstâncias que possam surgir.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ESPERA NO SENHOR



Espera no senhor
Mesmo quando a vida pedir de ti mais do que podes dar
E o cansaço já fizer teu passo vacilar

Espera no senhor
Mesmo se a solidão teu peito machucar
E te der vontade de ir embora e tudo abandonar

Espera no senhor
Há um Deus que te ama e ele tudo pode transformar
Seu amor te sustentará, espera n'Ele
E ele tudo fará, tudo fará

Espera no senhor
Mesmo se o coração angustiado está
Por ver alguém que amas longe do Senhor andar

Espera no senhor
Mesmo que suas promessas demorem a se cumprir
E a vontade dele seja sacrifício para ti
(Eliana Ribeiro)


domingo, 5 de fevereiro de 2012

A HORA DA ESTRELA

Ela está pronta
Pra mudar a sua vida pra sempre
Já imagina como tudo vai ser tão diferente
E aquele lugar lá na frente vai ser seu

Mais um minuto e tudo o que sonhou vai ser verdade
Não há no mundo quem não entenda a sua felicidade
Que possa dizer com certeza que o lugar é seu
Que é de quem nasceu pra brilhar

Uh, a hora da estrela vai chegar
Uh, agora ninguém vai duvidar
Não hoje, não mais
Nem nunca, jamais


Música de Pato Fu acima e em seguida clip feito por meus alunos de Informática: Jennifer, Igor, Tafnes, Jeisiane, David, Sara e Erik.  

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO

"Quando fevereiro chegar, saudade já não mata a gente"



Pra começar o ano após minha maravilhosa quaresma quase sabática, com direito até a viagem internacional, quero falar sobre algo que há algum tempo lateja na minha caixola: redes sociais, dependência afetivo-virtual, etc e tal.

Vamos começar pelos emails. Todos os dias acesso minhas 3 contas criadas cada uma com sua necessidade específica e em épocas diferentes, onde os vírus não íam para o Spam e o risco de perder dados era grande demais. Todos os dias apago emails encaminhados, vírus (muitos deles facilmente identificados pelos erros grosseiros de português!) e propagandas de lojas me convidando a consumir coisas que muitas vezes não me interessa. Acredito que as pessoas que me encaminham esses emails super importantes para minha vida, das duas uma: ou passa o dia lendo esses emails, fazendo o download dos slides e se enchendo de informações tão imprescindíveis à vida de um ser humano brasileiro e trabalhador que não consegue se controlar de tanta emoção e vai logo encaminhando; ou existe também a possibilidade da pessoa simplesmente ter o vício de encaminhar email. O pior é que já vi gente arrasada por receber email de ex-namorado, ficar toda felizinha e depois sacar que era porque ele não tinha selecionado a galera e seu nome foi no bolo. Enfim, na minha estatística, de cada 10 emails, 2 tem serventia, e haja paciência pra sair no meio daquela confusão achando o que presta e o que já vai logo pra lixeira.

Vamos ao msn. Muito legal conversar e encontrar amigos distantes ou próximos, mas bater papo com o vizinho não dá. Se eu estivesse no Rio com medo de bala perdida ou no Afeganistão, tudo bem!Coisa que não suporto são as tais letrinhas dançando na tela. Sinceramente, eu não consigo decifrar a maioria delas no meu PC Carroça, pois chegam coisas desconfiguradas e a conversa logo vira um monólogo. Acho interessante o estado de espírito das mensagens do perfil, cada uma mais espirituosa ou desesperada que a outra. Isso sem falar da galera eternamente on line, ou que foi beber água e volta já, ou que tá estudando, ou que tá vendendo alguma coisa, mas tá no msn, ou que...

Bem, todas essas atualizações perderam a graça e ganharam um cantinho só pra elas depois no Twitter e pouco tempo depois no "Meu querido diário" Facebook, ou simplesmente "Face" para os íntimos!Menos mal uma ferramenta com esse nome, porque na época do orkut, havia os que se orgulhavam de pronunciá-lo em várias entonações, mas de vez em quando rolava um "iogurte" básico!Já recebi vários pedidos, vários convites e quase ameaças do tipo: ninguém mais usa orkut!(como se dissesse: vc está out, excluída do universo!). É interessante ver como nas redes todos são dóceis de longe e de perto muitas vezes nem olham nos olhos. Meus caros amigos que usam essas redes, não se ofendam com minha acidez, mas simplesmente, como diz meu caro amigo internacional Alan, não sou refém das redes sociais. Não "curto" ficar divulgando cada passo que dou, nem vou perder o hábito de ouvir a voz dos meus amigos ao telefone em troca de ficar mais horas no meu quarto em frente ao computador. Não curto o layout, acho tudo muito poluído visualmente e não quero ninguém esmiuçando minha vida, nem ser mais uma na multidão de pixels da tela. Não preciso de ninguém aprovando, curtindo ou não gostando do que faço. É tudo muito superficial e "meus sonhos são outros".

E aí? Fui clara? Fui clean? Fui light? Só confirmando: não tenho Badoo, não tô no Par Perfeito nem em qualquer outra nova tecnologia onde pessoas buscam tanto por atenção, comunicação ou simplesmente seus 5 min de fama, de acesso, de frequência ou correspondência sentimental.