sábado, 29 de junho de 2013

QUEM SOMOS NÓS?

"Quem somos nós, quem é cada um de nós se não uma combinação de experiências, informações, leituras, de imaginações? 
Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado em todos os modos possíveis."
(Italo Calvino, "Lezioni Americane")

domingo, 23 de junho de 2013

VIRANDO A PÁGINA

Sempre é cedo para descobrir publicações interessantes e por causa do feriado-recesso forçado e enforcado, pude ler duas revistas brasileiríssimas maravilhosas: Brasileiros e Piauí. Reportagens curtas, médias e longas sem delongas me trouxeram um pouco de tudo: política, atualidades, arte, cotidiano, música, história, mundo virtual, prosa e poesia. Como me disse um dos emprestantes: essa revista é para poucos! (mas devia ser para muitos).

De resto, ganhei a grata surpresa do Blog de Culinária Transcendental inusitado e do Canal de Músicas Zuim, ambos da revista Piauí. O layout do blog supera o impensável para algo do gênero e nesse momento, docemente aturdida pelo conteúdo ímpar do Zuim, escrevo esse post. Quase no fim, uma mostra de poesia de um escritor que não conhecia e a certeza de que coisas imprevisíveis e refúgios frívolos podem preencher a cinza das horas.


Você sofria de amor, quem não via? Casta e recatada como a ilha em face da pousada, você lia, você sofria, você amava. Ou quem sabe nem amava mais, tão exausta andava, mal caminhando até a praia. Com o mar a morrer-lhe aos pés, você não lia, não sofria, não amava. Você pousava. 
(Airton Paschoa)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ORA PRO NOBIS


 Eu tenho um jardim e uma canção
Vivo feliz, tenho amor
Eu tenho um desejo e um coração
Tenho coragem e sei quem eu sou
Eu tenho um segredo e uma oração
Vê que a minha força é quase santa
Como foi santo o meu penar
Pecado é provocar desejo
E depois renunciar
Não falo pelos outros
Só falo por mim
Ninguém vai me dizer o que sentir
Tenho jasmim, tenho hortelã
Eu tenho um anjo, eu tenho uma irmã

(Renato Russo)
 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

PARA SE LER UM GRANDE AMOR

Quem quer viver um amor
Mas não quer suas marcas, qualquer cicatriz
A ilusão do amor
Não é risco na areia, é desenho de giz

Campanha Estante Virtual 2013
E o que vou sonhar
Só querendo escapar à dor?
Quem pode querer ser feliz
Se não for por amor?
(João Bosco)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

ANTES DA MEIA-NOITE

Após o sucesso de Antes do Pôr-do-sol e Antes do Amanhecer, acaba de ser lançado Antes da Meia-noite. Os fãs de Jesse e Celine devem estar eufóricos, assim como eu (nessas horas que falta me faz morar numa capital!),  para ver como eles ficaram e assistir a mais uma sessão de diálogos e, provavelmente, a um filme romântico sem cenas de amor ardente minuto sim, segundo não.


Dos filmes da série, esse é o mais próximo da vida real, onde existem dissabores, contas a pagar e filhos a educar. Portanto, aos românticos de plantão na semana mais paixonite do ano, aconselho que escolham outra opção mais açucarada, porque segundo a queixa de uma colega frustrada  por ter ido com o maridão ver o filme anterior: "não era romance...eles só conversavam!".

sexta-feira, 7 de junho de 2013

MINHA CASA, MEU GATIL

Minha casa tem ímã para os felinos, não tem jeito! O gato apresentado na imagem abaixo está levando uma bronca por passear nos móveis durante sua curta passagem no Gatil Rodrigues. Tivemos que aplicar medidas disciplinares a Abandono e transferi-lo para um outro lar, onde toda a carência dele pudesse ser acolhida e curada. Não faz muito tempo, soubemos que está muito bem na companhia e mimo do pai adotivo e que anda bem roliço e com o pelo lustroso.