quarta-feira, 25 de junho de 2014

OÁSIS DE JORLANE # 6: COSMÉTICOS


Há mulheres que amam sapatos, roupas, jóias. Eu não estou fora da estatística mas, além disso, eu amo o que 99,99% das mulheres amodoram: cosméticos. É terrível, uma compulsão, mas quando vejo já estou com 3 ou 4 tipos de shampoo, desodorante, sabonetes em barra ou líquido nas mais variadas fragrâncias, para não falar dos esfoliantes, cremes para rosto, protetor solar (Adcos, eu recomendo!), demaquilante, tonificante, hidratante, etc. Me controlo porque não gosto de desperdício, mas acabo doando ou compartilhando muita coisa por causa da minha amiga rinite alérgica, que me faz variar os produtos conforme a estação e o nível da alergia.

A culpa desse excesso também é de minhas amigas e primas que alimentam meu vício me presenteando com kit's ou amostras de coisas perfumadas em embalagens fofas. Não vou dizer que acredito em tudo que esses produtos milagrosos pregam. Como química e crítica, leio as instruções e analiso direitinho para ver o que serve ou não. E agora com a ajuda de Dra. Mércia, minha amiga-farmacêutica-médica particular, faço verdadeiros workshops sobre marcas, texturas, odores. Passou um shampoo sem corante e sem sal na nossa frente, a gente ataca!rs. Com os brancos chegando cada vez mais forte, junto com a resistência cada vez menor a dar uma mexida leve nas madeixas, fico sempre de olho nas novidades, embora tenha muito medo da dependência.

A única coisa que não muda e é mais estável é a preferência por perfumes clássicos na minha vida, embora qualquer amostrinha nova seja sempre bem vinda! Cheiro é essencial, fundamental e imprescindível. O cheiro pode nos fazer amar ou odiar uma lembrança. Com a Água de Cheiro sem fabricar mais meu amado XV Years (refrescante e motivo de muitos elogios), já migrei para um similar e estou criando coragem para migrar para o original CK One. Meu Inizzio ma-ra-vi-lho-so (Lacqua di Fiori) continua sendo o reservado para a night e para momentos especiais. Outra opção doce e em uma bolsa cara de mulher é o Chic-issime Pour Elle (Ulric de Varens) que dentre os importados é o mais em conta e tem boa fixação. Agora se eu fosse acreditar em tudo que esses perfumes pregam, veja só que tipo de mulher eu seria:

# Ck One é a fragrância da geração que preza a liberdade de expressão. Sexy, verdadeiro e único. É o equilíbrio entre a alegria e a sensualidade de homens e mulheres irreverentes. Naturalmente leve e puro, CK One é uma fragrância refrescante que pode ser compartilhada entre homens e mulheres.  # Inzzio foi inspirado na mulher moderna, sensual e extremamente feminina, que faz questão de ser notada, de ser especial, de ser mulher.

# UDV Pour Elle Chic-Issime é para mulheres em sintonia com sua natureza. Sutil e delicada, porém arrebatadora.

Uau! Se só um perfume me transformasse nisso tudo, eu me sentiria a própria Venus de Botticelli,rs.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

CRISTINA NAMORADEIRA

Sheldon em crise encheu a casa de gatos
 Cristina é a gata da vez. Adotada após um sinal do destino e às vésperas do casamento de minha irmã, mal completou o tempo da castração tratou de fugir por uma vaga minúscula no portão para namorar. Inexperiente que é, engravidou de primeira, apesar dos muitos conselhos que dei a ela. A repreendi, mas não teve jeito! Estava de férias quando recebi a notícia: Cristina entrou no cio!

Cristina tem esse nome em homenagem a Argentina, país vizinho com moeda fraca que pretendo conhecer com minha família. A segunda razão foi a crise enfrentada pela presidenta, e meu pai compadecido sugeriu o nome, mesmo diante da recriminação da minha mãe: "minha gente, isso não é nome de gato, é nome de gente batizada!".

Agora ela está aqui miando todo dia no mesmo horário na porta do quarto, sob a companhia serena de Farturinha, que finalmente aceitou uma irmãzinha. É uma gatinha mundiça! Foi adotada, mas não se adequa à educação familiar. Está carente e arisca; protege o bucho e come feito uma draga. Quando nascerem os filhotes será que Farturinha pensará que é o pai? Será que ela vai cuidar, amamentar direitinho ou vai se preocupar mais com a ração dela? Será que teremos que providenciar uma cesariana? Cuidar de uma gatinha grávida dá trabalho e estamos em clima de vigilância.

Ainda não sei o que farei com os filhotes, mas me lembrei de Sheldon. Espero encontrar um bom lar para eles (meu Deus, quantos serão?), mas se continuarmos assim vou ter que anunciar na OLX.

Sheldon doando gatos + $20 de brinde



quarta-feira, 18 de junho de 2014

DIA DO QUÍMICO




Guardo esse papiro desde 1999, quando dei aula no CEFET de Aracaju e propus uma redação no primeiro dia de aula. Essa relíquia é de um aluno chamado Fábio S. Viana. Ele não parecia estar de corpo presente nas aulas, mas quando decidia participar dava contribuições como essa aqui.

1) O que é a ciência "Química"?
2) Que contribuições a química traz a sua vida?
3) Para você é importante estudar Química?

"Os temas são interessantes, porém para falar sobre algo é preciso além do interesse, pesquisa e discussão. No entanto, as linhas que aqui seguem serão no máximo superficiais.

Seria a química um estudo abrangente sobre as transformações físicas, ações e reações de substâncias sobre outras substâncias. Em síntese, as relações substanciais. Parece uma interpretação rasteira frente a contribuições desta área. Tais contribuições fornecem à humanidade explicações racionais sobre alguns acontecimentos ou fenômenos, engendrando na mesma uma concepção de mundo, contrapondo-se a explicações ilusórias das massas que continuam, como sempre, ignorantes e infantilizadas. Permite assim que o homem se liberte do anacronismo e se situe no mundo de forma mais realística e atual.

A importância de estudar química é a de fugir da ignorância de minhas próprias verdades, porque eu sou uma ideia confusa, uma substância complexa."


quinta-feira, 12 de junho de 2014

#TÔNEMAÍ



Brasileiro é povo besta! Esquece as dívidas, os "pobrema", a falta de médicos, de busão e os juros altos por qualquer gol. Quanto a mim, estou de amarelo pálido e verde mofo para esse torneio nacional de jogadores europeus. Por que o Jornal Nacional não publica quanto uma operária chinesa ganha por cada boneco? Por que a FIFA não reconheceu a capacidade de trabalho do povo brasileiro e encomendou os fulecos a alguma cooperativa in loco? Qual será a teoria da conspiração dessa vez se o país do futebol não ganhar na final?

DON'T LOOK BACK

 
"Não recordeis os acontecimentos de outrora 
nem presteis atenção aos eventos do passado. 
Eis que faço uma coisa nova!
Já está despontando, não o percebeis?
Sim, abro uma estrada no deserto,
faço correr rios no sertão.
Celebrar-me-ão os animais selvagens,
os chacais e os avestruzes,
pois dei água ao deserto e rios ao sertão,
para matar a sede do meu povo escolhido.
O povo que criei para mim,
proclamará meu louvor!"
(Isaías 43, 18-21)

terça-feira, 10 de junho de 2014

BE QUIET!


Essa imagem foi achada na busca de outro tema e está associada a temas bem diversos do que ela me inspirou. Me fez pensar em tudo que eu digo sem pensar, sem refletir e que pode se virar contra mim. Quem me conhece mais um pouquinho sabe que minha sinceridade espanta muitas vezes e é geralmente mal interpretada para depois receber pedido de desculpa. Por que será que tem tanta gente com o decodificador fora da faixa? Gente que não sabe minhas motivações nem desejos, muito menos escolhas que tive que fazer ou que foram feitas pela vida para mim, que me aponta o dedo e roga uma daquelas pragas modernas de revista de fofoca e me julgam sem direito a defesa.

Acho que vou ter que levantar uma plaquinha em certas conversas alertando: "Ei! Calma aí! Fique tranquilo! É apenas o meu ponto de vista que, inclusive, pode mudar de hoje para amanhã!". Oh, Deus! Dai-me o santo dom de mais calar do que falar, de não jogar pérolas aos porcos e de compreender com minha pouca inteligência que ouvir e silenciar é mais sábio que tagarelar.

PORQUE ELE NOS AMOU PRIMEIRO




«- Que é amar-se a si próprio?
- É amar a vida que temos em nós mesmos, ousar olhar e amar as riquezas que nos foram dadas gratuitamente.

 
- Que prova do amor de Deus para consigo recebeu?

- A vida.

 
Se Deus deixasse de me amar, eu deixaria de existir. É por isso, que a minha oração, frequentemente, é apenas pôr-me diante de Deus e deixar-me amar. Deixar-me criar. É fantástico! O Pai gera-me sem cessar sob o sopro do Seu amor.»

Michel Quoist

quinta-feira, 5 de junho de 2014

ESQUINAS



"Ontem, eu fiquei horas esquecidas assistindo ao trabalho das formigas, indiferentes a tudo, na sua meta de construir. E aprendi o quanto é importante fazer... Fazer sempre e de tudo para alcançar os galhos mais altos da árvore da vida e melhor se alimentar do fruto ali quase esquecido: a paz. Oh, Deus! Torna-me indiferente a tudo que não seja construir com meu trabalho um mundo novo, onde só pessoas, bichos e coisas existam porque amam e entendem o amor como único sentido da vida."  (Djavan, Lilás, 1984)