terça-feira, 30 de setembro de 2014

FÉ & RESPOSTA


"A oração que vence é aquela que se alimenta de todas as tentativas anteriores, que se fortalece com as investidas aparentemente frustradas, que insiste em pedir o que já foi pedido e ainda não chegou, é aquela que persevera. A cada oração que fazemos, estamos mais perto de alcançar a graça que suplicamos, e mais iminente está o socorro divino. A oração de fé não desanima porque a porta não abriu da primeira vez em que bateu; ela simplesmente continua batendo até que se abra." 
(Márcio Mendes)




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CALLING YOU

O The Voice sempre rende algumas surpresas, alguns resgates musicais de raridades, apesar da mesmice dos jurados. No primeiro dia a sensação foi Deena Love, que interpretou Calling You, emocionando os jurados com uma canção ímpar e desconhecida do povão, é lógico!

Calling You é a música tema do filme Bagdad Café, de 1987, e foi gravada originalmente por Jevetta Steele. Vasculhando na web, achei outras gravações de Celine Dion e Barbra Streisand, mas conheci essa suave melodia na voz de Gal Costa, no CD Aquele Frevo Axé, que é todo im-per-dí-vel! Ela ainda deixa no final um quê de brasilidade ao encerrar com um trecho incidental de Girl from Ipanema. Vale a pena conferir essa saudação à primavera!

 "I'm calling you
 Can't you hear me?
 But we both know a change is coming
 Coming closer, sweet release"




terça-feira, 16 de setembro de 2014

A CARÊNCIA DAS CORUJAS

Há mais ou menos um ano fui ao Parque dos Falcões em Itabaiana-SE. Não sabia que haviam corujas tão grandes e nem que elas gostavam de cafuné. Chegavam a fechar os olhinhos e se uma ganhasse carinho, as que estavam ao redor pediam também. Fiquei emocionada com uma experiência tão incrível e recomendo esse programa a todos que amam natureza. Só o pôr-do-sol da serra já paga o ingresso!





domingo, 14 de setembro de 2014

LEIS PONDERAIS DA VIDA REAL

"Grandes revoluções acontecem lentamente, silenciosamente." (Guilherme Arantes)



Nas leis da química há muitos princípios que regem as reações, mas na vida real nem sem sempre os reagentes são tão obedientes e bem comportados, dóceis ao manipulador da reação. Se dependesse de Lavoisier e Proust as reações seguiriam o dito popular "quem planta, colhe", e eu ainda completaria com a lógica da agronomia: quem planta milho, colhe milho; quer colher feijão? Plante feijão! Simples assim!

Só que na dança dos átomos da vida, pode acontecer nada, quase nada ou mesmo explosões de ordem e magnitude nuclear, dada a afinidade química e condições empregadas. Há reações que são delicadas, melindrosas, que exigem paciência e muito cuidado e observação. Requer que se explore as leis cinéticas, muitas vezes com trocas inelásticas e pouca resposta às aplicações do princípio de Le Chatelier.

Tem ainda as reações resistentes a alterações de temperatura e pressão, enquanto outras ocorrem tranquilamente nas CNTP ou em condições ambiente. E não tem afinidade química, contato entre os reagentes, orientação molecular adequada, presença dos melhores e mais caros catalisadores que dê jeito!

Mas, eis que em um dado momento, esquecemos a reação e dias e noites depois voltamos lá e vemos uma tímida mudança de cor. Às vezes, não há mudança visível, mas ao analisarmos uma pequena amostra, o aparelho detecta que se formaram traços, ppm ou ppb da substância esperada. Isso no laboratório da vida pode ser motivo de grande comemoração ou mesmo da constatação de que mais tempo e paciência serão necessários.

Assim também é nos projetos da vida: o cronograma de execução sofre alterações a depender das circunstâncias, das adversidades, dos nãos e dos sins. É por isso que meu amado Pe. Zezinho me diz que "milagres acontecem quando pomos de joelho o coração", e como em toda titulação que se preze, o ponto de viragem um dia chega.


HÁ MUITAS COISAS ALÉM DE QUERER SER FELIZ


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

DEIXA ESTAR

 
 "Mas se você resistir
E teimar e fugir
Não se assuste se tudo enguiçar
A engrenagem do amor
Pode ser traiçoeira
E vingar"
(Marina Lima)