quarta-feira, 30 de setembro de 2015

NO MUNDO DA LUA


O eclipse de domingo deixou algumas lembranças...ansiedade, contagem regressiva e perguntas inesquecíveis de meu trio parada-dura:

# Flavinha, quantos anos eu vou ter quando o eclipse vier de novo?

# De outros planetas dá pra ver também?

# Se apagassem todas as luzes e a Terra ficasse escura, a lua ainda acendia um pouquinho, não era?

# Qual é mesmo o planeta mais próximo da Terra? E o mais distante?

# A lua tá me seguindo! (João andando de um lado para outro procurando o melhor ângulo).



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PAX ET BONUM

Hoje começa mais um novenário na Igreja São Francisco, a famosa igrejinha de pedra, como dizem os turistas. Considero esse lugar um dos meus favoritos, pois é um ponto alto que dá pra avistar até a usina nessa nossa ilha de Paulo Afonso. Esse luar aí não é montagem! Quando é lua cheia e vou trabalhar à noite, vou acompanhando seu surgir desde o exército até o estacionamento do IFBA. Mais alguns passos até o jardim da rosa dos ventos e lá está a torre da igreja abaixo do satélite fascinante.

O novenário ou Festa de São Francisco faz parte da vida de todo pauloafonsino, e até mesmo dos não cristãos, devido aos vários seguimentos da sociedade convidados para serem noiteiros. A cada ano a festa reúne mais gente e traz uma exposição nova, contemplando a cultura ribeirinha. Quando eu era criança ia por dois motivos: comer maçã do amor e escorregar ladeira abaixo com meus primos. Era cada brincadeira louca não autorizada pelos pais que só quando o índice de carrapicho ultrapassava o limite era que a gente parava. Atualmente, a ladeira de capim foi interrompida por umas mudas de flores. Coitada das flores! Certamente, as crianças inventarão novas brincadeiras e temo que as plantas saiam meio prejudicadas.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

VELAS IÇADAS



Seu coração é um barco de velas içadas
Longe dos mares, do tempo, das loucas marés
Seu coração é um barco de velas içadas
Sem nevoeiros, tormentas, sequer um revés

Seu coração é um barco jamais navegado
Nunca mostrou-se por dentro, abrindo os porões
Seu coração é um barco que vive ancorado
Nunca arriscou-se ao vento, às grandes paixões

Nunca soltou as amarras
Nunca ficou à deriva
Nunca sofreu um naufrágio
Nunca cruzou com piratas e aventureiros
Nunca cumpriu o destino das embarcações
(Ivan Lins)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

QUAL A SUA ÁRVORE?

  
Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,

Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem! 
(A Velhice- Olavo Bilac)

Hoje é o dia da árvore, dia em que nasceram Tiaguinho (meu blue eyes) e Tia Fafá (a tia mais galinha-choca que existe). Sobre as árvores, por conta da invasão avassaladora de concreto nas grandes cidades, virou moda a ação eco-cidadã "plante uma árvore". As pessoas hoje não sabem de onde vem as frutas, algumas flores, então essas ações são muito válidas para resgatar a memória popular.

Na literatura, as árvores estão muito presentes, abrigando viajantes, intitulando romances ou ainda servindo de metáfora para grandes transformações. Jesus falou da figueira, Exupéry dos baobás e José Mauro de Vasconcelos do pé de laranja lima. A árvore da minha infância foi um belo flamboyant, que dava sombra e flores belas, e servia de ponto de encontro para a criançada da rua se abrigar do sol e planejar as brincadeiras.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

SONHO AZUL

Campo de nemófilas no Parque Hitashi

Nesta semana o Jornal Hoje está exibindo uma série onde entrevista mulheres reais, comuns, independentes ou não, dispostas a falar sobre vários temas. Até agora tem sido bem conduzida, na minha opinião, pois a repórter não interfere muito e as mulheres e seus discursos sinceros tem se destacado. Ao final do episódio da terça, Evaristo Costa antecipou o tema da quarta: quais os seus cinco sonhos para os próximos cinco anos? Eu que trabalhava só com a projeção da propaganda do Ford Fusion ("onde você quer estar daqui a cinco anos?") tratei de fazer logo um up-grade e uma seleção A, B, C, porque tenho muitos sonhos-projetos-metas. Sei que alguns são os favoritos, outros são improváveis, e outros tantos serão esquecidos se eu não tomar nota logo.

Isso me fez pensar em quanta coisa já alcancei, e quantas mais eu nem imaginava viver, não estavam previstas no script, mas aconteceram. E como diz uma das falas do carioca: "é fato!". E é que reza a lenda que um homem está completo quando planta uma árvore, escreve um livro e tem um filho. Se fosse assim, estaria realizada, pois ponho água nas amadas plantas de meu pai quase todo dia, tenho um blog e cuido de meus gatos como bebês,rs. Se fosse só isso, eu já teria mudado meu nome para Felícia Jorlane, mas meus sonhos são cotados em libras esterlinas e são outros.