segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO...

2012 está acabando e deixou muita coisa boa, mas 2013 há de ser ainda melhor!

Em 2012, a Globo conseguiu oferecer um programa de música legal, deixando Ellen Oléria com uma voz, talento, caras e bocas genuinamente brasileiras como uma promessa de renovação para nossos ouvidos cansados do batidões breganejos e outros derivados do gênero.

Em 2012, Xuxa realizou um sonho de infância e ainda ganhou milhões para isso, assim como Ronaldinho perdeu metade do bucho de pote incentivado pela Nike e fervorosamente pelo público brasileiro e fãs de todo o mundo.

Em 2012, Caetano e Gil viraram setentões e Chico está quase chegando lá! E o Niemeyer partiu com Dona Canô num disco voador.

Mas deixa a vida do povo pra lá!

Em 2012, consegui fazer um ano inteirinho de atividade física e chegar na medida certa, apesar de saber que todo bônus tem um ônus!

Em 2012, consegui rir pra não deprimir de minhas próprias mazelas.

Em 2012, me apaixonei por algumas séries geek e músicas de outrora.

E em 2013 quero continuar firme em meus propósitos, ampliar ou manter minha rede de contatos e amigos, compreender a marcha e ir seguindo em frente, apesar de recusar permanentemente a farda da moda, das convenções e aparições sociais por todo tempo, tempo, tempo, tempo...

Continuarei seguindo os conselhos do Mestre, relembrados durante 2012 por Raê: "sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas".

Continuarei não gostando de acordar cedo, nem de provar comidas antes de finalizadas, nem de música breganeja e os modões silábicos indicados aos discos de ouro (deveriam ser de borracha!).

Continuarei amando os ritos litúrgicos, o jogo das palavras e as crônicas de um bom escritor; seguirei rindo de bordões, das bobagens e das besteiras dessa vida passageira e que venham muitos por-do-sol dourados, muita chuva para o sertão, menos balas perdidas para o Rio, mais respeito entre os fanáticos do Oriente e mais ordem ao caos que enriquece poucos e empobrece tantos.


domingo, 9 de dezembro de 2012

ENTÃO, JÁ É NATAL!




Desde outubro que, após o dia das crianças, no comércio das bugigangas chinesas já é natal. Pinheiros e neve no sertão, papais noéis de todos os tipos e tamanhos de barriga e barba, luzes e mais luzes em circuito  penduradas nas casas e muitas festas de confraternização. Pessoas imbuídas pelo espírito fashion natalino da moda querem roupa nova para a festa ou o bloco, onde o abadá é mero acessório, pois a tendência desse ano são as micro-saias com algum paetê ou miçangas aplicadas e muita transparências nas blusas.

Fico imaginando como se sentem as pessoas que não podem fazer parte desse festival de compras, porque não tem nem direito o que comer. Essa semana mesmo decidi apoiar uma campanha dos Correios, onde respondemos às cartas que crianças enviam a Papai Noel, e entre a euforia causada na sala de aula, veio uma adolescente e me disse: "professora, é de chorar o que essas crianças pedem! Umas pedem carinho e amor, pois os pais são separados; outra pedia 1kg de feijão, pois na casa dela a comida só era cuscuz."

Então, mesmo que a maioria viva o natal como um momento festivo-solidário, desejo que muitas, mas muitas pessoas mesmo, pensem naqueles que tem fome de alimento, de justiça, de carinho, de dignidade, de respeito e de amor, porque afinal de contas para nós cristãos o verdadeiro significado do natal é o amor: amor que não se pede, nem se perde, amor que não se mede oferecido por Deus a nós na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.


sábado, 8 de dezembro de 2012

IMACULADA CONCEIÇÃO, ROGAI POR NÓS!

"Imaculada Maria de Deus
Coração pobre acolhendo Jesus
Imaculada Maria do povo
Mãe dos Aflitos que estão junto à cruz."
 (Frei Fabretti)