segunda-feira, 21 de abril de 2014

OÁSIS DE JORLANE #4: DORMIR


"E eu tinha resolvido que ia dormir para poder sonhar, estava com saudade das novidades do sonho." (Clarice Lispector em Água Viva)

Quando criança, dormir era uma tortura. À noite quando nos recolhíamos das brincadeiras de rua, a primeira pergunta era: amanhã vou poder brincar de novo? Resistia tanto a dormir que meus pais contam que muitas vezes me carregavam do sofá para a cama e lavavam meus pés com água morna para eu não acordar. Esperava meu pai chegar do trabalho e assistia TV até tarde com ele, pois ir para a cama era a mais pura obrigação. Lembro que acordava ainda escuro e via minha mãe preparando a marmita do meu pai e nossas mamadeiras, as quais eu e meu irmão tomávamos ainda na cama e dormíamos mais um bocado. Eita, vida fácil!

Quando veio a escola, minha tias muitas vezes me vestiam ainda na cama e estudar cedo era só pelo dever, porque eu nunca fui da manhã! Meu metabolismo é de meio-dia em diante! Estudar e trabalhar cedo sempre foram obrigações irrevogáveis da vida, ofícios incontestáveis os quais até hoje só cumpro por motivo de força maior! Sinto que a cada fase da vida esse necessidade ferrenha de sono vai se modelando ao tempo disponível. Se quando criança eu achava o maior tédio cochilar à tarde, hoje eu programo cada minuto a mais possível, como quando eu passava pelos fins de período na faculdade e acordava já pensando na hora de voltar pra casa e dormir.

Minha mãe e meu pai até hoje costumam dizer: minha filha, quem muito dorme, pouco vive! Mas eu sou daquelas pessoas que precisam sempre de um cochilo e de uma boa noite e manhã de sono para viver bem e de bom humor, para tomar decisões e para colocar a cabeça em ordem! Para acordar preciso de dois despertadores e os programo de modo a ter uns 15 minutinhos de sono a mais. Como o tempo e as preocupações da vida adulta, aprendi que antes de dormir não devo nem posso ler email de trabalho ou coisa que vá me preocupar, senão a depender do dia e do stress o sono já era. Não durmo em qualquer lugar e preciso de silêncio, escuro e todo um ritual para começar a dormir. Sem o escuro realmente não libero melatonina, o hormônio do sono, e adeus sono perfeito. Passe o tempo que for, de segunda a sexta ainda sonho com o sábado e a não obrigação de acordar cedo. Ah! E sempre que posso faço a sesta. E como estou de férias, bye bye e bons sonhos para vocês também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário