1- Rua do Catete, 243 - Catete
2- Avenida Marechal Floriano, 196 - Centro
Em 1940, Vinicius está casado com Tati e decide tentar o concurso do Itamaraty mais por necessidade de organizar suas finanças do que por vocação. Não passou de primeira, mas na segunda vez teve aula de português com Antonio Houaiss, que a essa altura tem um cursinho preparatório, sendo aprovado.
O Palácio Itamaraty foi construído em 1908, na gestão do Barão do Rio Branco, hoje Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro e fica próximo à agitada estação Central do Brasil.
A belíssima edificação tem arquitetura neoclássica, rica decoração interior, um jardim interno e um espelho d´água orlado por duas alas de palmeiras imperiais centenárias. Atualmente, abriga entre outros órgãos o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), criado em 2001 com o objetivo de promover e divulgar estudos e pesquisas sobre história diplomática e das relações internacionais do Brasil.
3- Rua Paulo César de Andrade, s/n - Laranjeiras
Este endereço abriga o Conjunto Residencial e o Parque Guinle, um mini oásis próximo ao Largo do Machado com edificações de Lúcio Costa e paisagismo de Burle Marx. Era 1958, Vinicius estava casado com Lúcia Proença e foi lá que ele se retirou com Baden Powell para compor os famosos afro sambas no início dos anos 60.
Contam os registros que O Parque Eduardo Guinle, ou somente Parque Guinle, foi concebido originalmente na década de 1920 como os jardins da residência de Eduardo Guinle, um palacete neoclássico. Em 1940, o parque passou ao governo federal e, em 1943, foi objeto de um plano de urbanização desenvolvido por Lucio Costa, que propôs um conjunto de seis edifícios residenciais. Mais informações de cunho técnico e imagens encontram-se aqui.
4- Rua Flamengo, 44 - Itapuã
Preciso abrir uma exceção para o "branco mais preto do Brasil", para falar do período em que Vinicius residiu em Salvador, onde fez muitos amigos e compôs "na banheira" com seu último parceiro Toquinho muita coisa boa. No início dos anos 70, a paixão por Gessy Gesse fez o poeta migrar e se fixar no endereço onde atualmente está o restaurante Casa di Vina, que abriga em um cômodo uma pequena mostra de seus pertences. A casa construída em frente ao Farol de Itapuã tinha ares muito modernos e, a princípio, o poeta não curtiu muito seus traços. Próximo ao local foi inaugurada em 2003 uma praça com uma estátua onde o poeta pode nos dar conselhos amorosos enquanto contempla o mar.
5- Rua Frederico Eyer, 149 - Gávea
“Sou carioca da Gávea, bairro amado, de onde nunca deveria ter saído", disse Vinicius, em versos escritos em 1969. Vinicius costumava deixar tudo para trás quando se separava, levando apenas sua escova de dentes e o quadro-retrato do Portinari. Nesse endereço o poeta mais uma vez inventou um lar onde viveu seus últimos dois anos de vida com sua última companheira Gilda Mattoso. Foi lá que ele partiu imerso numa banheira na manhã de 9 de julho de 1980, fazendo simbolicamente um retorno ao útero materno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário