sexta-feira, 18 de junho de 2021

QUIMICAMENTE FALANDO...(II)


"Muito frequentemente na química, enquanto buscamos por algo, outra coisa é descoberta. O químico alemão Alfred Baur tentava inventar explosivos similares a TNT, mas em 1888 ele, em vez disso, sintetizou o primeiro almíscar artificial. Albert Hofmann explorava alcaloides e descobriu algumas propriedades interessantes de dietilamida de ácido lisérgico (LSD) vários anos depois dessa substância ter sido sintetizada (você pode fazer uma busca e encontrar mais informação sobre a descoberta no “Bicycle Day” em 1943). Shashikant Phadnis, que não falava inglês muito bem e confundia “teste” e “gosto” (“
taste”), descobriu por acidente que a Sucralose era 600 vezes mais doce que o açúcar. A mesma companhia Pfizer, enquanto buscava por um remédio para a doença isquêmica do coração, descobriu Sildenafil (vendido como Viagra), um remédio usado para tratar disfunção erétil. Esses são alguns exemplos populares de descobertas feitas involuntariamente." (extraído do meu site preferido de resenhas perfumísticas Fragrantica)

PS: Que venham mais e mais descobertas aleatórias, rs.

 


2 comentários:

  1. Oi!
    Ao ler sua postagem me recordei da descoberta da Penicilina. Durante a Primeira Guerra Mundial, o médico Alexander Fleming estava pesquisando por uma substância que combatesse a bactéria Staphylococcus Aureus que estava contaminando as feridas dos soldados. Por um descuido ao sair de férias, ele deixou uma placa de petri com a cultura da bactéria encima do seu balcão sem nenhum proteção e ao retornar percebeu que havia sido formada uma colônia de fungos na placa que tinha destruido a bactéria. Após análises, o médico concluiu que o fungo pertencia ao gênero Penicillium notatum e chamou a substância produzida de Penicilina.

    Incrível, não é? A Química e suas maravilhas!

    ResponderExcluir