quarta-feira, 27 de março de 2024

O DESVIO DA ROTA DO GRÃO-DE-BICO

Na minha casa, às sextas-feiras, minha mãe e irmã caçula não consomem "carne" e eu fico inventando coisas pra inovar. E foi assim que a salada morna de grão-de-bico com atum ou apenas cozido com caldo entraram no cardápio "sextou". Como de costume, na quinta-feira antes de dormir eu coloco as 500 g do pacotinho de molho e no dia seguinte preparo praticamente na hora de servi-lo, pois ultimamente só gasto 5 min de pressão e deixo cozinhando enquanto esta sai completamente. Separo em 2 partes, congelo uma e a outra faço uma salada com azeitona, milho, atum, cebola vermelha, coentro, cebolinha, azeite e orégano. 

Mas eis que numa sexta-feira cheguei já bem depois de 13h em casa e deixei pra cozinhar mais tarde. Mas aí bateu aquele medo de ter amolecido demais e lembrei de uma quiche cuja massa e recheio eram à base do grão da felicidade. Mas aí novamente bateu o medo do trauma das massas podres de empadões que já fiz e não ficaram como o do youtuber e decidi mudar a rota parcialmente. 

Pensei um pouco e decidi dividir os grãos em 2 porções, colocando a parte 1 pra cozinhar num refogado básico de alho, cebola e pimentão, como se fosse um feijão mesmo. A parte 2 decidi bater no liquidificador com o dobro de água pra fazer apenas o recheio acebolado da tal quiche. Refoguei 3 cebolas em rodelas na manteiga até murcharem e acrescentei o tal creme do grão já peneirado. É interessante que bastou um tempinho de descanso no bowl e o amido já decantou. Por isso, tive que mexer bem antes de juntar às cebolas e continuei mexendo pois engrossa em questão de 5 minutos. Temperei com sal, orégano, pimenta e ok! Estava pronto o segundo prato. Numa segunda versão, acrescentei brócolis, cenoura e batata em cubos e virou uma seleta maravilhosa de legumes.

Voltando à sequência, como sobrou o resíduo do que foi usado no creme, guardei pensando em fazer um hambúrguer ou coisa parecida. Só que fermentou muito rápido e 2 dias depois tive que servi-lo para as galinhas famintas da vizinha. Acontece que só o descartei quando já havia preparado uma base deliciosa com alho, cebola em cubinhos e cenoura ralada de uma receita de um canal vegano. Então, finalizando essa maratona, catei um potinho de tomate cereja "orgânico" da roça e pacientemente removi as sementes. Acrescentei à base refogada até murchar e depois bati no liquidificador resultando num molho de tomate delicioso sabor orégano e n coisinhas. E foi assim que o grão-de-bico passeou por 3 receitas em um final de semana só, terminando ainda como lanche para Fifi e suas companheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário