terça-feira, 2 de julho de 2013

02 DE JULHO

"A Bahia, estação primeira do Brasil." (Caetano Veloso)

Temos que dar o braço a torcer e concordar que o baiano é uma gente que sabe viver e fazer festa. Entre o o axé e o sincretismo, lá é notório perceber que cultura afro resiste e basta uma visita ao Pelourinho ou a vista das inúmeras igrejas para tomar um banho de história. Hoje é o dia da Independência da Bahia, o 02 de Julho histórico de 1823, e pelo relato abaixo evidencia-se a autenticidade dos baianos, tão enfatizada por meu amigo carioca Leandro.

Na Bahia, a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhando "mais que o primeiro".

Hoje o Hino ao 02 de Julho é mais que atual, diante do cenário de manifestação pela redemocratização do país, e concluo desejosa de que negros e brancos, mestiços e pardos entoem ao som do Olodum cada vez mais ritmado:
Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro
Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações
Nossa pátria hoje livre
Dos tiranos não será


2 comentários:

  1. Nunca entendi se é:

    - Nossa pátria hoje livre. Dos tiranos não será!

    ou...

    - Nossa pátria, hoje, livre dos tiranos não será!

    Utopia ou ironia? Eis a questão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me caro Renato, eu lhe garanto, quer dizer, o hino garante, que de Cabrito a Pirajá nossa hoje livre dos tiranos, dos tiranos não será!

      Excluir