terça-feira, 26 de setembro de 2017

QUIMIOTECA: 7 LIVROS DE CIÊNCIA PARA LEIGOS

Uma das coisas que sempre amei foram os livros. Se alguém me perguntasse "desde quando você gosta de livros?", eu responderia igualzinho as crianças do The Voice: desde criança, mesmo antes de aprender a ler. Depois de contos de fadas, livros de pintura, revistas em quadrinhos, paradidáticos e até mesmo os livros regulares da escola, dois temas se tornaram cativos: história e ciência, porque ambas são cheias de enredos, causos e acasos e nunca acabam. E se você não teve bons professores dessas disciplinas, nem tudo está perdido. Sempre valerá a pena aprender um pouco mais!

1- A CIÊNCIA ATRAVÉS DOS TEMPOS (ATTICO CHASSOT): este livro dirige-se aos que desejam se iniciar na apaixonante história da construção do conhecimento científico. É um convite para uma mirada panorâmica sobre uma caminhada que começa há muitos milênios, com a transformação de nossos ancestrais em humanos, graças ao trabalho, e estende-se até os últimos feitos da ciência neste limiar do século XXI.


Meu primeiro livro de história da ciência <3


2-A CIÊNCIA É MASCULINA? É, SIM SENHORA! (ATTICO CHASSOT): discute a presença feminina na trajetória intelectual humana e apresenta duas hipóteses, uma histórica e outra biológica, para a possível superação do "machismo" na ciência.


Em tempos de empoderamento, uma ótima sugestão!

3-UM CIENTISTA NA COZINHA (HERVE THIS): como transformar, em poucos segundos, uma mistura quente num sorvete saboroso? Por que o leite derrama quando ferve e a água não? Como fazer 24 litros de maionese com uma única gema de ovo? Por trás dos muitos truques e segredos passados de mãe para filha, que dão um 'toque especial' em determinadas receitas, existem explicações científicas.


Depois deste livro, nunca mais solei um bolo, rs

4-OS BOTÕES DE NAPOLEÃO (PENNY LE COUTEUR E JAY BURRESON): será que podemos explicar o fracasso da campanha de Napoleão na Rússia, em 1812, por algo tão insignificante quanto um botão? Com estilo cativante, temperado por diversas histórias curiosas, os autores fazem uma fascinante análise de 17 grupos de moléculas que - como o estanho dos botões dos uniformes do exército napoleônico que se desintegraram no frio do inverno russo - influenciaram a história mundial e produziram grandes feitos e avanços. Além disso, determinaram o que hoje comemos, bebemos e vestimos.


Uma mistura perfeita de história e ciência

5-BARBIES, BAMBOLÊS E BOLAS DE BILHAR (JOE SCHWARCZ): a Química está em toda parte: no veneno e no antídoto, na farmácia e na natureza, em produtos de higiene pessoal e na cozinha, aventuras amorosas, KGB, CIA, jeans, xampus, assassinatos, zumbis, bruxas, mágicos e muito mais. Aqui são discutidos a eficácia de certos produtos, o surgimento de substâncias que mudaram nossas vidas, alguns erros químicos e a moda de consumir vitaminas e certos alimentos. Tudo isso de forma compreensível até para quem não entende do assunto.

Um fato curioso leva a outro

6- O SONHO DE MENDELEIEV (PAUL STRATHERN): neste livro o autor decanta a sensacional história da busca dos elementos químicos, que não é outra senão a verdadeira história da química. Desde os físicos gregos, passando pela alquimia medieval, até chegar à fissão do átomo, somos transportados pelo texto fluente e bem-humorado do autor, que além de explicar as sucessivas descobertas no campo da química, traça as biografias de seus protagonistas. Além de trabalhar em ambientes inóspitos, manipulando elementos químicos venenosos e radioativos, muitos deles se tornaram mártires da ciência.


E pensar que tudo era água, fogo, terra e ar...

7-TIO TUNGSTÊNIO (OLIVER SACKS): a vida de Oliver Sacks é marcada por uma curiosidade fora do comum. Neste livro, ele relembra sua infância e conta que foi o comportamento misterioso dos metais que o levou à sua paixão pela ciência. Desconfiando de que existiam leis e fenômenos escondidos por trás do mundo visível, o jovem Oliver se perguntava: ´Como o carvão pode ser feito da mesma matéria dos diamantes? Do que é feito o sol e as estrelas?´. Cada etapa de suas descobertas sobre a luz, o calor, a eletricidade, a fotografia, o átomo, os raios X e a radioatividade é relembrada para conduzir o leitor pela história da química, apresentando as pesquisas e inovações de nomes como Lavoisier, Mendeleiev, Marie Curie, Robert Boyle e Niels Bohr, entre outros. A escrita envolvente de Sacks aproxima poesia e ciência por meio de recordações que são, a um só tempo, investigações intelectuais e episódios de amadurecimento.


Leitura em andamento e atual paixonite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário