terça-feira, 23 de abril de 2019

BIBLIOMANIA

"Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo"
(Caetano Veloso)



Diz a definição de Bibliomania: grande interesse e paixão pelos livros, que se manifesta na mania de comprar e acumular livros. No meu caso, não chego ao segundo período da frase, mas tenho sim uma paixão e respeito por estes objetos transcendentes. Não compro o que não vou ler (como muita gente que adquiri os combos das megastore), e hoje adquiri o hábito de passar adiante alguma obra que já tenha satisfeito minha curiosidade. Como Caetano me traduz acima, desejo dividir com outros que assim como eu não cresceram cercadas nem dos livros essenciais.


Tenho rigoroso cuidado com esses meus amigos de todas as horas, e atualmente nem assino mais meu nome. Aboli o uso de marcadores e, no máximo, uso algum pedaço de papel seda pela sua fina espessura. Lápis, marca texto e caneta são inadmissíveis, restando apenas a opção de anotar a lápis na última página alguma referência dentre tantas que gostei. E por falar em fim de livro, sou vidrada em índice remissivo, anexos e apêndices, inclusive o raro posfácio.

Não importa se é novo e tem aquele cheiro que só apaixonados por livros entenderão, ou se é usado e já passou pelas mãos de outros leitores. O mais importante é que terei em meu acervo uma propriedade de grande valor. Com a Estante Virtual eu posso atualmente não somente me presentear como aos outros, como também expandir minha busca e garimpar verdadeiras relíquias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário