segunda-feira, 1 de abril de 2019

MELÔ DA REVOLUÇÃO


No dia da gravação de “Inútil Paisagem”, Menescal saiu de casa mais cedo.  Tocara até tarde na noite anterior, e aquela seria a última das quatro faixas do disco a utilizar orquestra, o que costumava dispender tempo maior de gravação. Além disso, se comprometera a buscar Wanda em casa, assim como o técnico do estúdio e o baixista Sergio Barroso.
 -"Bom presságio!" comentou  ao encontrar  espaço de sobra para estacionar o carro bem defronte ao prédio do estúdio da Columbia, o que não era comum acontecer em plena quarta feira às 9 da manhã. Cadeiras e microfones em seus lugares. O técnico sugeriu que Wanda, Sergio e Roberto testassem o som de seus microfones para ganhar tempo. Entretanto, passou-se uma hora sem que houvesse o menor sinal do pessoal da orquestra, incluindo o arranjador e regente Eumir Deodato. Às onze horas, Menescal presumiu que tivesse se enganado com relação à data da gravação. O problema é que esta era a última sessão, o estúdio já estava ocupado nos próximos dois meses.
 Foi neste cenário, promovido pelo Acaso, que nasceu uma das mais belas gravações de “Inútil Paisagem” de todos os tempos:  a voz de Wanda, mais envolvente que nunca, acompanhada simplesmente pela guitarra de Menescal e o baixo de Sergio Barroso. No melhor estilo Julie London em “Cry me a river“, exatamente como tinham feito no ensaio alguns minutos atrás.             
  Menescal considerou encerradas as gravações do álbum  e decidiu comemorar. "-Que tal um sorvete?"  sugeriu, e o grupo rumou para o Bob’s mais próximo, ainda eufórico com o bem sucedido e inesperado resultado da gravação. No caminho, porém, o panorama mudou completamente. Tanques e grupos da Cavalaria ocupavam a Avenida Rio Branco, enquanto a Praça Floriano estava tomada por um pelotão do Exército, em frente ao Teatro Municipal.
 O sorvete foi esquecido, já que aquela confusão não fazia parte dos planos. Menescal entrou em casa e perguntou à Yara, sua esposa: -“O que está acontecendo? Tem exército em toda parte. Era primeiro de abril de 1964... E durante algum tempo, “Inútil Paisagem” foi apelidada pelos músicos de “Melô da Revolução”.
PS: No mesmo ano teve a versão instrumental de Eumir Deodato e posteriormente foram gravadas outras versões com Elis no antológico  Elis &Tom, além da doce Rosa Passos. Há também várias versões mundo afora como "Useless Landscape" com Ella Fitzgerald, Tim Maia e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário