"Um perfume é exclusivamente uma emoção!"
(Alberto Morillas)
Ah, o maravilhoso mundo dos perfumes! Se tem uma coisa que amo são esses queridinhos desde criança. Nos últimos meses, dediquei uma parte do meu tempo a ver resenhas, descobrir mais e resgatar a memória olfativa e afetiva que os aromas me trazem. Como no Youtube, os perfumólatras usam muitos termos estrangeiros, fiz uma coletânea dos que aprendi, e segue também essa indicação de um dicionário perfumado para quem quiser aprender mais.
# 1 - Dupe - vem da palavra em inglês "duplicate", e seria a nossa versão, imitação ou genérico. Após a internet, descobri que 90% dos perfumes nacionais são inspirados nos internacionais, e alguns eu acho até melhores por serem mais adequados ao nosso clima tropical.
# 2 - Blind - ouvia muito "dei um blind" nisso ou naquilo, e esse foi fácil de saber que é compra às cegas. O fato é que hoje a gente lê a pirâmide olfativa, ouve resenhas beeem tendenciosas ou mal feitas mesmo e fica na curiosidade de comprar. O problema é que perfume x pele x gosto é algo muito complexo e o ideal é provar 1, 2 ou 3x antes de comprar. Para isso, tem a opção a seguir.
# 3 - Decant - tinha uma certa desconfiança sobre a qualidade dessa via mercadológica, mas deixei de lado meu preconceito, pesquisei bastante e adquiri alguns. Vieram super bem embalados e lacrados e foi uma excelente oportunidade de experimentar fragrâncias que só indo loja por loja, marca por marca ou nos importados eu teria oportunidade de adotar ou passar adiante (descartar nunca!).
# 4 - Discovery Set - adquiri um desses para fazer, como a marca promete, uma "jornada completa de experimentação". Nada mais é que um kit de amostras de 4 mL, algo que as marcas tem feito com algumas linhas e seus flankers.
# 5 - Flanker - termo usado para as variações ou lançamentos da mesma linha, tipo a coleção que vai se desenvolvendo ao longo dos anos e que possui o mesmo DNA.
# 6 - Tester - testador disponível nas lojas. Em geral, a cada x produtos são feitos alguns para esse fim embalados em um cartucho sem propaganda, mas o povo não perde tempo e põe ilegalmente os testers à venda quando o produto esgota.
# 7 - Coffret - do francês "caixa", é o nosso famoso kit perfume + sabonete + hidratante + o que couber.
# 8 - Fraîche - são versões mais leves, com baixa concentração, tido como "a prima pobre" de uma determinada marca de perfumes.
# 9 - Layering - li um ou outro comentário que dizia "fiz layering", que significa camada. É uma técnica para poucos, pois trata-se de sobrepor camadas de perfume e não apenas misturá-los.
# 10 - Perfume de Nicho - existe a marca, o luxo e o nicho, certo? Pois NICHO poderia ser definido por 5 palavras = nariz, ingrediente, cliente, heterogênea, ostentação. A exclusividade é um quesito fundamental nesse segmento e tá na cara que não é pra todo mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário