terça-feira, 22 de março de 2022

EMBALAGEM TAMBÉM É PRODUTO

Peguei carona nesse título de um post da Cristal Muniz do blog "Uma vida sem lixo", e se eu já me incomodava com o excesso de plásticos e enfeites passei a ficar mais alerta ainda. 

Eu sei que as embalagens tem sua função de proteger, instruir e comercializar o produto, tornando-o muitas vezes mais atrativo. Gosto de ler, analisar e curtir a criatividade de quem pensou e produziu uma caixinha ou um frasco tão bacanas. Mas considerando que a reciclagem no nosso país ocorre ainda em uma proporção irrisória, comecei a pesquisar como presentear gerando menos resíduo, e em como aproveitar o máximo que puder  embalagens que, honestamente, seria um desperdício jogar fora.

Na minha casa, atualmente, juntamos embalagens plásticas para uma família que vive disso. Minha mãe fez sacolas com lençóis velhos de doação e também convidou um vizinho para auxiliar.

Quando recebo uma compra em uma caixa tento usá-la como uma nova embalagem ou levo para uma prima que vende pela internet. Aprendi com um amigo a desmontar a caixa dos Correios para remontá-la ao avesso. Por fim, quando não acho uma solução imediata, guardo para uma futura necessidade. 

E as ecobags? Muitas vezes até ganhamos em algum evento e esquecemos de usá-las. Reativei as minhas e estou levando pra tudo quanto é lugar. Vou até deixar uma no carro de reserva!

Pra encerrar, o que fazer com embalagens de presente? Seguindo a proposta dos 8R's da sustentabilidade (confira aqui!), uma solução é repassar para brechós ou feirantes (eu faço isso!) ou guardar algumas para reutilizar. São pequenas mudanças que aos poucos podem gerar bons hábitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário