quinta-feira, 28 de abril de 2011

PERSONA NON GRATA


"Fotografei você na minha Rolleiflex, revelou-se a sua enorme ingratidão" (João Gilberto)

Assistindo ao Video Show um dia desses, me chamou a atenção a declaração do ator Werner Schünemann, que segue transcrita abaixo: "O que me deixa mais cabisbaixo? Falta de lealdade. A gente acha que a gente se acostuma com isso ao longo da vida e não é verdade. Aos 51 anos eu fico tão cabisbaixo e macambúzio quanto eu ficava aos 20 ou aos 30". Falta de lealdade para mim está sob o mesmo signo da ingratidão, e esta pode se manifestar por atos, palavras e omissões, fere corações e causa mal-estar. A gratidão é um dom de poucos e hoje em dia tenho me deparado com muitas personas non gratas. Eu não sei se o egoísmo e a frieza, a indiferença tomaram conta do mundo, só sei que espero uma mudança de atitude e encontrar pessoas que prezem a ética e o respeito à individualidade alheia.

"Por isso mesmo é que há de haver, é que há de haver mais compaixão". (Gilberto Gil)

Por enquanto, meu carimbo PNG vai...
# Para quem julga sem buscar ouvir o outro;
# Para pessoas que com apenas um grãozinho de areia mancham a visão que tem da gente;
# Para quem confunde amizade apenas com utilidade;
# Para quem especula como eu gasto meu dinheiro e como eu vivo meus afetos;
# Para quem se preocupa (mais que eu!) com minha vida.

3 comentários:

  1. Amiga, persona non grata não significa alguém que não seja grata ou que não tenha gratidão. Persona non grata se aplica a uma pessoa "ostracizada", inexistente ou excluída de um grupo. Neste caso, analisando os itens do seu carimbo PNG, vc seria a persona non grata, e por assim ser, só me resta dizer, que me identifico bem mais com vc.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre uma amiga inteligente ajuda muito a outra amiga! Eu sei que persona non grata é alguém não aceitável em um grupo por uma série de coisas cometidas. Por exemplo, o presidente (ou ditador) da Síria é persona non grata excluído da lista de convidados do casamento real. Eu só aproveitei o trocadilho por brincar com as palavras. Aqui fica a gosto do freguês: as personas non gratas para minha vida são essas que se fazem excluir do meu meio, por insistir justamente em serem inconvenientes, ou eu sou a do meio delas, por não me encaixar no molde bem pré-moldado que elas querem conceber para mim.

    ResponderExcluir
  3. Exactly! Acho que cabe perfeitamente os dois conceitos. E coitado do Bashar al-Assad, perdeu um festão. rs!
    Bjs!

    ResponderExcluir