"Fotografei você na minha Rolleiflex, revelou-se a sua enorme ingratidão" (João Gilberto)
Assistindo ao Video Show um dia desses, me chamou a atenção a declaração do ator Werner Schünemann, que segue transcrita abaixo: "O que me deixa mais cabisbaixo? Falta de lealdade. A gente acha que a gente se acostuma com isso ao longo da vida e não é verdade. Aos 51 anos eu fico tão cabisbaixo e macambúzio quanto eu ficava aos 20 ou aos 30". Falta de lealdade para mim está sob o mesmo signo da ingratidão, e esta pode se manifestar por atos, palavras e omissões, fere corações e causa mal-estar. A gratidão é um dom de poucos e hoje em dia tenho me deparado com muitas personas non gratas. Eu não sei se o egoísmo e a frieza, a indiferença tomaram conta do mundo, só sei que espero uma mudança de atitude e encontrar pessoas que prezem a ética e o respeito à individualidade alheia.
"Por isso mesmo é que há de haver, é que há de haver mais compaixão". (Gilberto Gil)
Por enquanto, meu carimbo PNG vai...
# Para quem julga sem buscar ouvir o outro;
# Para pessoas que com apenas um grãozinho de areia mancham a visão que tem da gente;
# Para quem confunde amizade apenas com utilidade;
# Para quem especula como eu gasto meu dinheiro e como eu vivo meus afetos;
# Para quem se preocupa (mais que eu!) com minha vida.
Amiga, persona non grata não significa alguém que não seja grata ou que não tenha gratidão. Persona non grata se aplica a uma pessoa "ostracizada", inexistente ou excluída de um grupo. Neste caso, analisando os itens do seu carimbo PNG, vc seria a persona non grata, e por assim ser, só me resta dizer, que me identifico bem mais com vc.
ResponderExcluirComo sempre uma amiga inteligente ajuda muito a outra amiga! Eu sei que persona non grata é alguém não aceitável em um grupo por uma série de coisas cometidas. Por exemplo, o presidente (ou ditador) da Síria é persona non grata excluído da lista de convidados do casamento real. Eu só aproveitei o trocadilho por brincar com as palavras. Aqui fica a gosto do freguês: as personas non gratas para minha vida são essas que se fazem excluir do meu meio, por insistir justamente em serem inconvenientes, ou eu sou a do meio delas, por não me encaixar no molde bem pré-moldado que elas querem conceber para mim.
ResponderExcluirExactly! Acho que cabe perfeitamente os dois conceitos. E coitado do Bashar al-Assad, perdeu um festão. rs!
ResponderExcluirBjs!