domingo, 23 de abril de 2023

PERFUMES MATUTINOS

Há quem não se importe com o olfato alheio e saia deixando rastros e espirros por onde passa logo cedo. Seja no busão, no metrô ou no ambiente de trabalho, é interessante pensar que se você compartilha um local deveria pensar um pouco que um perfume forte pode provocar enjoo, enxaqueca e dominar cada metro quadrado de uma minúscula sala. Ocorre também da pessoa já estar na fase da acomodação olfativa e nem sentir direito mais o cheiro, desperdiçando muitas borrifadas de seu perfume preferido. 

Independente da concentração, pode ser um simples desodorante: se em sua composição tiver alguma nota impregnante, vai ficar no ar. Na verdade, pra quem tem intolerância a cheiros, qualquer odor já incomoda. Mas dá pra usar algumas opções "educadas", especialmente para quem lida com o público às 7h "da madrugada", como eu.

1) Insensatez - O Boticário



É classificado como cítrico fresco e mais uma cópia do CK One que de tão clean deveria se chamar Lucidez, rs. É o tipo de produto que parece prolongar a sensação de banho tomado. Segundo o site, é "agradável por seu frescor, combina o delicado toque de flores como Rosa, Violeta e Jasmim, à intensidade da madeira e notas cítricas de Tangerina e Abacaxi. Esse produto é vegano! Portanto, não utiliza de ingredientes de origem animal." Além do mais, é compartilhável! Comprei o sabonete líquido, mas que decepção. Esse é que não incomoda mesmo!

2) Forum Jeans in Blue - Forum



Também é cítrico e compartilhável. Muito suave e dizem que lembra o famoso e caro Light Blue de D&G. Mais aguado que o primeiro, é ideal para meus dias de rinite leve. É um perfume pra ir ali e voltar logo!

3) Selfie Yellow UZ - Água de Cheiro


A descrição do meu novo cheiro educado diz que 
#Self[ie] Yellow UZ é compartilhável e que "já nas notas de saída se sente o Acorde Yellow Uz, que traz toda vibração da cor amarela e é um mix de Óleo Essencial de Casca de Toranja, Óleo Essencial de Canela Ceylan e Óleo Essencial de Semente de Coentro. Isso junto de Bergamota e Mandarina que trazem facetas cítricas e das Notas Aquosas, com um toque de leveza. As notas de corpo são enriquecidas com florais de Jasmim, Violeta e Peônia e o fundo com madeiras que trazem potência". Só uma ressalva para esse final, pois de fato esse acorde é energizante e logo em seguida é como se o a gente sentisse uma aura super confortável que oscila entre as notas presentes.

De modo geral, todos eles tem qualidade, mas não prometem longa projeção nem fixação, embora esse quesito varie de acordo com a pele. Também não são deo colônias que a gente sente aquele cheiro sintético de perfume artificial, mas não valem o preço que pedem e eu só adquiro em promoções.


domingo, 9 de abril de 2023

O SORRISO DE MONA LISA

O Sorriso de Mona Lisa é um dos meus filmes preferidos da vida. Curioso é pensar que só recentemente descobri a escrita correta do famoso quadro "Mona Lisa", que também intitula uma canção que toca no filme. Eu escreveria um longo artigo sobre a obra, mas escolhi quatro momentos marcantes sobre o que realmente acho que o filme trata, sobre escolhas e consequências. 

1- Recusa do noivado: a profa de Artes Katherine se mudou pra uma cidade pequena por uma oportunidade de emprego em uma universidade conceituada e super conservadora. Num belo dia, seu namorado veio visitá-la e lhe trouxe um anel de noivado, mas ela devolveu pois essa nova jornada mudou suas expectativas e planos. Simplesmente ela optou por estar só e descobrir novos caminhos.

2- Ficar em casa também é legal! Na nova cidade ela alugou um quarto e lá nessa pensão também se encontra Nancy Abbey, uma profa de culinária e bons costumes, bem no estilo de ensinamentos "segura marido". Ela perdeu o noivo e não encontrou mais ninguém. Numa noite Katherine a convida para dar um rolê de colegas solteiras, mas ela prefere ficar vendo TV e se divertindo com seu programa favorito. E não há nada de mal nisso, mas Kathetine lança um olhar do tipo "não é isso que eu quero para minha sexta-feira à noite". Mas repito: não há nada de mal nisso. Nancy está feliz como está, na rotina que ela escolheu e tá tudo certo.


3- Boy mente pra impressionar:
não recordo se foi nessa mesma noite que a protagonista cruzou com um boy num bar, um achado naquele lugar onde a conduta das profas fora do trabalho também era veladamente vigiada. Tudo ia bem, mas o boy pra impressionar pesou a mão na narrativa de herói de guerra e, inclusive, mantinha um caso com uma aluna. A mentira foi o suficiente para Katherine cair fora e continuar sua jornada independente de ter ou não uma companhia masculina.


4- Demissão: por fim, após muito lutar mas ver que aquele sistema só iria mudar muito lentamente (se mudasse!), ela pede demissão e vai embora. Mas mesmo sem mudanças visíveis e sem palco, ela influenciou toda uma turma nos bastidores, deixando um rastro de inquietação no que seria o destino óbvio da maioria das alunas: casar e ter filhos e só. 



quarta-feira, 5 de abril de 2023

PERFUMES DESCONTINUADOS I

Há anos atrás se vc gostasse de um perfume era só ir na loja comprar outro quando o seu acabasse. Mas eis que vc chega na loja e a vendedora sempre diz que está em falta, que ainda vai chegar e acaba lhe oferecendo outro e vc fica confusa sem entender esse ghosting de seu cheirinho preferido. Já passei por isso algumas vezes, mas atualmente com a ajuda da internet dá pra garimpar alguns dados, resenhas e comparações. Mas mesmo assim, tem alguns que parece que ninguém lembra, que só você no universo conheceu e usou. Foi o que aconteceu com a colônia citada abaixo, que conheci num site de decants e encantada fui buscar mais informações para dar na terrível sentença de "perfume descontinuado". Lancei a pergunta em tudo quanto foi canal, torcendo para que fosse "inspirada" em algum irmão gêmeo perdido por aí, mas até agora nada...

"Água de Íris Phebo - Colônia Unissex 200ml"


Água de Íris Phebo é uma versão moderna das tradicionais eau de cologne, com fixação prolongada e perfume único.

Uma combinação explosiva de notas florais frescas.

A cor flúor e a ilustração da designer francesa Anne-Marie Helies tornam o produto contemporâneo com um toque vintage.

O frasco de vidro reciclável é pintado com tinta orgânica, que não contém chumbo.

Embalagem com spray.

Não contém ingredientes de origem animal.

Topo: Abacaxi, Cipreste e Bergamota.

Corpo: Jasmim, Magnólia, Flor de Íris, Rosa, Violeta, Gálbano e Lírio Branco.

Fundo: Musk, Patchouli, Musgo de Carvalho, Praliné e Âmbar.

PS: E pensar que essa maravilha existiu sob a forma de kit :(