quarta-feira, 24 de julho de 2024

AT HOME

"O importante não é a casa onde moramos. Mas onde, em nós, a casa mora", disse-me o terapeuta após saber de minha mudança de localização imobiliária. A frase é de Mia Couto e demorei pra assimilar seu sentido. Mas a questão é muito simples: onde é que eu me sinto "em casa"?

"Os sonhos em cada época da vida são diferentes", segundo canta Guilherme Arantes, que passou por uma grande mudança de ares novamente e falou sobre: "a decisão de vender a chácara foi motivada pela dinâmica da vida. Ele afirmou que, embora tenha resolvido outras questões em prol de seus sonhos, estes permanecem vivos em locações igualmente incríveis."

Eu tinha o objetivo de morar próximo ao meu trabalho e assim por anos procurei um imóvel. Até que deu certo um terreno e foram anos de cartório, arquiteto, engenheiro e pedreiros. Muita luta, muito desgaste pra se ter algo confortável e programado pra o futuro. Mas eis que veio a pandemia e mudou tudo, inclusive meu ponto de vista sobre moradia. Ouvi muito: "mas Flávia, é o seu sonho, não desista!". Mas quem disse que uma casa era meu sonho? O tempo passou, eu mudei e minhas necessidades são outras. Desapeguei, não faz mais sentido e meu coração não está lá. 

Meus pais envelheceram e eu escolhi estar perto, ficar junto, curtir o que eles tem ainda pra dar de carinho, risadas e auxiliá-los nas lutas do cotidiano. Comprei a casa vizinha, diferente 100% da outra, mas que atende às minhas demandas de gateira, irmã, amiga, tia e filha. E tá tudo certo! "Há muitas coisas além de querer ser feliz..."


terça-feira, 16 de julho de 2024

O QUE EU POSSO SER PRA VOCÊ?



Agora, bem aí, aonde você está
Sozinha, olhando pro mar
Se o mundo parece não se mover
O que eu posso ser pra você?

Um atalho pra casa, 
uma folha no vento
O gesto gentil de alguém
Um agasalho quando escurecer
O que eu posso ser pra você?

Se nada anda, tenha paciência
Retribua se alguém te sorrir
Cante uma canção pro seu bem-querer
O que eu posso ser pra você?

Um dia em Provença
Perto de Brignoles
O primeiro homem a pisar no sol
Só pra ver
O gelo da dor derreter
O que eu posso ser pra você?
É o que eu quero saber

(Um dia em Provença - Paralamas do Sucesso)

segunda-feira, 15 de julho de 2024

INFJ - O APOIADOR

“Trate as pessoas como se elas fossem o que deveriam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser.” (Johann Wolfgang Von Goethe)

PRA TE ESPERAR EU VEJO TV

"Sonho, odisséia, magia, lógica, poesia, dor, Éden, unidade, alegoria, toque, amplidão, semente, linguagem, alimento, futuro, aura, espelho, via, eterno, átomo, matéria, nada, arte, tudo somos na insanidade exata do amor!" (Baile - Djavan)

PS: Erika e Marisa, saudades do tempo em que trocávamos versos de canções ou letras inteiras nos corredores da UFS. Viver era mais fácil e a gente nem desconfiava das responsabilidades que o futuro nos traria.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

DICA DE RELACIONAMENTO BY MARIA

Eu: Maria, dê um conselho pra tia Elane arranjar um namorado.

Maria: assim...quando você for numa festa e encontrar um homem, você pergunta pra ele: moço, você tem namorada? Aí se ele disser que não tem, você diz: então, já que você não tem namorada, se você quiser realizar seus sonhos pode realizar comigo!

Eu: Maria, de onde você tirou isso?

Maria: de minha mente!

OBS: Maria é uma criança muito esperta e empática de apenas 6 anos! Rs


terça-feira, 2 de julho de 2024

A ADIADA ENCHENTE


Velho, não.

Entardecido, talvez.

Antigo, sim.


Me tornei antigo

porque a vida,

tantas vezes, se demorou.

E eu a esperei

como um rio aguarda a cheia.


Gravidez de fúrias e cegueiras,

os bichos perdendo o pé,

eu perdendo as palavras.


Simples espera

daquilo que não se conhece

e, quando se conhece,

não se sabe o nome.

(Mia Couto)