segunda-feira, 28 de maio de 2012

DOSSIÊ FACEBURRISON

Após inúmeros apelos de meus amigos, eis que resolvi fazer a tal conta no Faceburrison!

O que encontrei lá? Amigos novos e velhos, pessoas ansiosas em ampliar sua network, gente legal, gente inteligente, gente boba, gente vazia que só copia e cola (nada original), gente que arrasta multidão, gente que não sabe o que quer e fica enfeitando sua linha do tempo com ideias anacrônicas no melhor estilo Cazuza: " suas ideias não correspondem aos fatos".

No início, minha caixa de entrada ficava poluída com a atualização da atualização, ou seja, quer dar pista pra sequestrador? Siga alguém no Face! Quer conquistar alguém carente? Siga alguém no Face! Quer piorar suas relações interpessoais? Siga alguém no Face!

É simples! Basta sair adicionando qualquer pessoa que achar legal, e nisso o Orkut era bem melhor, porque lá você podia pelo menos deixar um recadinho de apresentação!Então logo você verá tudo que esta pessoa posta na sua página principal. Lá tem a pergunta: "no que você está pensando?", mas as pessoas só pensam em imagens, charges, brincadeirinhas bobas, etc. São muito ocupadas para responderem um email ou o link de mensagens (uma forma de email curto), mas quando entram no Face vão disparando compartilhamentos e cópias dos gostos dos outros. Na verdade, o Face desenterrou os emails antigos que mandávamos ao Spam e fez nascer uma nova classe de artistas amadores virtuais, novos Glaucos e Ziraldos da nova era retrógada da comunicação!

Bem faz o Obvious ao comentar:

"A partilha de informações ganhou proporções nunca imaginadas com a popularização das redes sociais. Ganhamos agilidade na troca de informações e estamos mais próximos. Mas a troca indiscriminada de informações descontextualizadas e humor portátil deixa uma questão em aberto: estamos perdendo o senso crítico?"

Ou Renato Lira ao criticar:

Facebook...O lugar mais imprevisível do mundo virtual...
Vinicius de Moraes citando Camões, Lispector citando Leminski, Nietzsche sendo religioso, capitalistas citando Marx, Gandhi empatando em sabedoria com Johnny Depp e "O melhor melhor do mundo", Lennon ficando famoso por uma composição de Harrison (Esse foi erro meu), aparecer do nada o "Para Nossa Alegria", Caio F. Abreu e Thalita Rebolças (Não vou procurar saber se o nome está correto...) serem os "tampas" da literatura (Cadê os Neruda, Guilherme de Almeida, Shakespeare e Drummond?)...E quase ninguém nota...


Nas linhas do tempo, podemos encontrar várias formas de apresentação estilo: diga quem você é em uma imagem, ou melhor, uma imagem vale mais que mil palavras! Tem a "momento ricos e famosos", a "solteira carente procura", a "eu amo meu cachorro", a "por favor, olha pra mim", isso para não falar das fotos "aquecimento de aula de ed. física" (pescoço p/ um lado ou p/ o outro) ou a "ai, minha lordose" (quase pôse de calendário de borracharia)!

Os ícones costumam fazer greve e sumir de vez em quando, não importa se você está usando o Internet Explorer ou o Mozilla, o chat vive dizendo que eu estou on line mas ao mesmo tempo off line (não achei ainda essa opção de sumir!), e frequentemente eu leio essa mensagem no canto direito: "Flávia, mais amigos estão esperando o seu convite"...para quê? Para uma viagem internacional? Só se for, porque eles já são meus amigos de longa data e foram os primeiros a serem adicionados. Mais uma burrice do Facebook!

Os anúncios são a grande jogada de Mark Alguma Coisa, porque lá vai um bando de gente "curtir"  (por que ainda não criaram o aplicativo "não curtir"?) Dafitti, Emagreça Já! (com uma cara de uma mulher que nunca foi gorda!), Colgate (olha só como pasta de dente ficou importante), L'Oreal, Bradesco, e um monte de coisa que todo mundo já vê na TV ou no Supermercado. É como o twitter! Aliás, é pior! É alienação pura! Dá as pessoas a ilusão de serem antenadas por "curtirem" os famosos, os produtos que muitas vezes não podem ter, porque convenhamos que ninguém cresce na vida divulgando a marca do xampu.

Então, o que foi mesmo que eu aprendi em 1 mês de Facebook? A ficar mais isolada, pois para atender às mil solicitações de amizade ou para investigar o que realmente tem de bom em estar ligada a essa rede que mais desconecta que une, eu precisei que ficar horas no meu pc no meu quarto, pois no começo eu realmente me dispus a dar uma trégua e tentar descobrir o que havia que enfeitiçava, prendia e enlaçava as pessoas, fazendo-as começar o dia dando: "Bom dia, facers!" (argh!)

Se isso é ser social, eu sou a pessoa mais antipática do mundo. Aliás, pela minha complacência quase santa eu deveria mais adequadamente ser chamada de anfipática, anfiprótica, anfótera, porque para se dar bem com o universo de pessoas que o Faceburrison me apresenta e suas formas de interação, eu só posso ser mesmo um gênio da comunicação!

Um comentário:

  1. Só complementando, ao excluir a conta é tanto apelo que dá dó!É mais fácil ir ao Youtube e ver como se faz. E para finalizar o quesito segurança, se alguém roubar seu login e senha, eis o que acontece quando se desativa a conta: "Para reativar sua conta, faça login usando seu antigo e-mail e a senha. Você poderá usar o site como antes". Per-fei-to!Daqui a pouco vai virar orkut, cheio de "gente, meu perfil foi rackeado!"

    ResponderExcluir