sábado, 7 de outubro de 2017

#1- MEU MEL x MUSIC

Nos anos 80, a TV é quase exclusivamente o modo dos brasileiros conhecerem um artista e ver sua performance, conhecer um pouco de sua história e pegar carona nas modas e tendências lançadas no combo. Embora existisse a mídia impressa, foi no Chacrinha, Globo de Ouro e, posteriormente, no Xou da Xuxa que aqui em casa a gente se divertia vendo as caras e bocas e a emoção da plateia. Cenas como minhas tias vidradas vendo o boy magia cantando aquele playback fajuto e anotando a letra da música, mainha largando a máquina de costura ou as panelas para ver Roupa Nova, ou as empregadas que paravam tudo para cantar as músicas, sendo que uma delas emocionada causou um grande prejuízo ao derrubar e danificar o rádio de painho marcaram minha infância.

Eu guardo essas memórias de ouvir muitas vezes ao dia as músicas que "estouravam nas paradas de sucesso" e só com a internet foi possível desvendar o mistério, ou seja, as verdadeiras músicas cujas versões ficaram marcadas como originais na minha memória musical. Confesso que me desiludi um pouco, mas também que nossas "criações" não deixam a desejar, e aproveitei para fazer aqui uma série com histórias, letras, vídeos e lembranças dessas canções.

Em 1987, Markinhos Moura ainda era Marquinhos Moura e tocava sua glicêmica Meu Mel em todas as rádios do país e programas de televisão, reunindo os quatro elementos para que a alquimia desse certo e incendiasse os corações juvenis dos anos 80: cabelo com topete descolorido + brinco na orelha + olhar carente + porte físico frágil numa aparência meio andrógina. Infelizmente, esse mel não foi tão doce assim, mas lhe trouxe a público e nesta entrevista quase biográfica, ele descreve os altos e baixos de sua vida e carreira. Embora tivesse a bagagem do teatro e o gosto requintado, Meu Mel fez parte de seu repertório por uma questão de sobrevivência, mas acabou lhe consagrando como um one-hit wonder.



Meu Mel-Marquinhos Moura

Fica comigo meu mel
Tire o adeus das mãos
Não me entregue à solidão meu mel
Porque eu preciso de você.

Lembra da nossa canção, dos nossos sonhos enfim,
O que fazer de tantas coisas sem ter você um pedaço bom de mim

Meu mel não diga adeus, eu tenho tanto
Medo, de ficar sem o seu amor
E pra sempre ser um ser só

Não vá, não saia de mim, eu enlouqueço de vez
Chega mais pra eu olhar no seu olhar
E pedir mais uma vez,

Meu mel não diga adeus,
Eu tenho tanto medo de ficar sem o seu amor,
E pra sempre ser um ser só

A música original e também açucarada é "Music" do francês F.R. David, que foi lançada em 1983 e em 1987 fez parte da trilha sonora internacional da novela Brega & Chique. Eu lembro dessa novela com o cara "pelado, pelado, nu com a mão no bolso" na abertura, mas juro que não lembro dessa música tocando no rádio, só de Now and Forever de Jimmy Cliff, que foi o musicão estilo "We are the word" daquele ano em todas as fitas K7, radiolas, bares e bailes da época. Confira agora a declaração de amor de David pela "Music"!



Music - F.R. David 

Music you're making me blue
While i'm alone without you
Fill my heart and fill my soul
With tenderness
Music fill my loneness

Music is still all around
It's time for changing all the sounds
How about your inspiration
It'll never end
Seasons all will choke a man

(chorus)
When spring is near the end
I hear reliefs of summer
Autumn brings rhythm of the rain
Then it's hazy shade of winter

Music i love you so true
I'm just crazy about you
Without you i'd feel so sad
And full of pain
Music please come back again


Nenhum comentário:

Postar um comentário