terça-feira, 27 de agosto de 2019

O APARTAMENTO DE NARA

(Foto de Arnaldo Agria Huss)

Se forem entrevistados 10 fãs de Bossa Nova e a eles for perguntado onde o gênero nasceu, 9 deles certamente responderão: no apartamento de Nara. Mas se a mesma pergunta for feita a Carlinhos Lyra ele logo responderá: "isso é conversa! Nem a Nara nasceu lá!"

O famoso endereço fica na Av. Atlântica, 2853, Ed. Louvre, apto. 303, onde Nara Leão residia com seus pais e a irmã Danuza. Ainda adolescente conheceu alguns colegas que curtiam um som e estavam em busca de uma batida diferente, mais alegre e leve do que os tristes samba-canções estilo "ninguém me ama, ninguém me quer" que tocavam no rádio. Foi assim que primeiro veio Roberto Menescal, Carlinhos Lyra e o lobo bobo Ronaldo Bôscoli. E depois só foi aumentando o número de "feras" que frequentavam o apartamento até o nascer do sol.


Naturalmente isso não iria durar para sempre. Uns foram se profissionalizando e a coisa tomou uma proporção que acabou rachando a Bossa Nova em direita e esquerda. Nara preferiu sair do castelo e subir o morro, estreando no espetáculo Opinião que a consagrou. Outros partiram pelo Galeão para NY e por lá ficaram ou voltaram em busca de uma carreira solo.


Mesmo que hajam outros lugares onde os primogênitos se reuniram e onde foram gestadas canções memoráveis, nenhum lugar concentrou tanta gente que fez história na música brasileira por metro quadrado. E é por isso que eu fico com a versão-lenda do famoso apartamento e com o legado do amor, do sorriso e da flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário