terça-feira, 12 de dezembro de 2023

AINDA NÃO É NATAL!

Dinheiro é a mola do mundo, certo? Certíssimo! Agora junte a essa sentença a ansiedade da sociedade do arrasta pra cima, do mais vale postar do que viver. Em setembro eu vi uma loja com Papai Noel e no final de outubro uma papelaria/armarinho com uma cascata de luz na fachada, que deve ter gastado um quilômetro de pisca-pisca. E por aí vai o povo dizendo que o ano já acabou. E isso eu comecei a escrever aqui em novembro, mas o tempo consumido em horas diante da tela me impediram de concluir o texto e e de manifestar que não, ainda não é Natal. Antes de ser a festa do comércio, de Papai Noel e enfeites da China, do Amigo Secreto, de confraternizações sem fim, Natal é a manifestação do Deus menino, cuja representação se dá no presépio e na mensagem de amor, esperança e renovação.

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

CECITA BLOSSOM: PERFUMÃO OU DECEPÇÃO?

 

Era uma vez uma expectativa que logo se transformou em decepção! Eu comprei um álcool perfumado ou uma colônia de mercado? Ainda bem que paguei metade do preço e por ser inofensivo ao olfato alheio poderei usá-lo sem dó pra dar aula às 7h sem incomodar ninguém.

O que promete?

Topo: Mandarina, Bergamota, Folhas Verdes. 

Corpo: Narciso, Jasmim, Muguet, Violeta. 

Fundo: Sândalo, Cedro, Vetiver, Vanilla, Musk.

O que entrega? Uma vaga lembrança do que provei na loja há dois anos atrás, cuja fragrância me fez voltar nos anos 90 quando recebi uma amostra do Narcisse de Chloé. Seria o Cecita Blossom uma versão tropical então...bem, um dia foi. Ainda bem que paguei metade do preço e só agora entendo que a queixa dos usuários é legítima quando diz que muita coisa virou água de chuchu. Juro que na própria marca tem body splash fixando muito mais.

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

TEMPO DE LEITURA


"A minha experiência com a leitura é muito tardia. Eu nunca me sinto só porque eu sempre tenho um livro como companhia. O livro é um complemento a viver”. 
(Lázaro Ramos)

domingo, 29 de outubro de 2023

SOBRE BICHOS E CUIDADO, RESPEITO, ETC

"Gaiolas são prisões, ainda mais para quem voa. 

Aves são mais lindas e seu canto é alegre quando soltas."

Salvei essa frase faz um tempo de um site de práticas ecológicas, pois cada vez mais discordo de certos hábitos e sistemas que aprisionam os animais ou os priva de viverem seus instintos livremente. Com exceção de centros de proteção, não vejo mais sentido em zoológicos e atrações circenses. Inclusive, está circulando uma campanha intitulada Vozes, com vários artistas pelo Instituto Vida Livre (confira aqui). Vale a pena lutar por essa causa (assine aqui)!




sábado, 16 de setembro de 2023

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Sabe aquelas datas que a gente nem sabe por quê existem? Dia da pizza, dia do chocolate, dia da árvore, etc. Hoje está sendo o Dia Mundial da Limpeza! Vi no jornal várias ações de limpezas realizadas por voluntários. Sei que a ação é linda, mas não seria mais fácil se o lixo fosse para o lixo? Nem que não fosse para o destino certo depois, como se sabe que no nosso país a reciclagem é uma quimera e o plano nacional de resíduos sólidos uma ilusão impressa num papel.

Historicamente, o movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza, começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas.

Como consumidora, reaproveito caixas de compras pela Internet, evito sacolas em lojas e reuso embalagens para presentes, de improviso mesmo e de forma criativa e consciente. Procuro descartar frascos de perfume e cia nas empresas ou busco catadores para entregar embalagens, ou ainda reutilizo as mesmas até não servirem mais. Tudo isso no intuito de gerar menos lixo e promover também a limpeza no meio ambiente. 

Eu já venho escrevendo aqui no blog sobre embalagem também ser produto e sobre destralhe, despojamento, faxina das gavetas e das estantes. A gente vai juntando coisas que nem lembra mais que tem. Como sou professora, passo livros adiante, imprimo o mínimo possível de avaliações, uso as plataformas digitais para atividades e tô na luta pra instalar um coletor de pilotos e canetas na minha instituição através da Faber-Castell.

Promover esse dia é legal, mas sair por aí recolhendo o lixo que pessoas mal educadas ambientalmente vão deixando sem a menor reflexão e responsabilidade ajuda as cidades, mas não ajudará muito sem formação humana desde cedo em casa e na escola.

domingo, 14 de maio de 2023

TAL MÃE, TAL FILHA

"Minha mãe me deu ao mundo

 de maneira singular

me dizendo uma sentença: 

pra eu sempre pedir licença, 

mas nunca deixar de entrar." 

(Caetano Veloso)

sexta-feira, 12 de maio de 2023

RITA & ROBERTO: AMOR É SORTE!

 — Como você me aguenta há 44 anos? Confissão: Sou uma mulher esquisita, ex-presidiária, ex-AA (Alcoólicos Anônimos), ex-NA (Narcóticos Anônimos), não sei cozinhar, sou cinco anos mais velha, sem peito, sem bunda e fumante — pergunta Rita Lee ao companheiro, o músico Roberto de Carvalho, em entrevista mútua que os dois fizeram para o Estadão em 2021.

A resposta veio prontamente:

— Sou teleguiado pela paixonite. Espero que tenhamos pelo menos mais 44 anos pela frente. Só consigo visualizar a antítese do que está nesta confissão. Quando você se declara esquisita, vejo original e genial. Ex-presidiária por injustiça, vítima da repressão. Não precisa cozinhar, eu cozinho para você.

terça-feira, 9 de maio de 2023

10 X JOÃO BOSCO

Esses dias voltei a ver o canal de Rodrigo Faour, um jornalista carioca que já publicou ótimos livros sobre música brasileira e me deparei com uma série sobre João Bosco. Do mesmo modo que me ocorreu com outros cantores como Ivan Lins e Milton Nascimento, dele eu só conheço as canções que tocaram em novelas e outras apresentadas por minha irmã preta Marisa. Sei que há algumas de cunho político bem famosas, assim como outros sambas ou boleros clássicos do repertório joaobosquiano, mas eu realmente só vi os títulos em lista de canções ou no YouTube. Tem ainda as que Elis gravou e que ficaram pra ela em definitivo e pronto, como "Dois pra lá, dois pra cá" e "O bêbado é o equilibrista", mas as que seguem abaixo são as que ouvi no rádio ou na TV ainda nova, sem nada entender da letra, mas já ligada na melodia. 

Jade - quem lembra de Lima Duarte, o matuto e analfabeto Sassá Mutema e a professora Maitê Proença? Lua e Flor tocou incansavelmente em todas as mídias, e somente anos mais tarde descobri e relembrei essa joia perdida na trilha sonora de O Salvador da Pátria. 

Papel Marché - das minhas primeiras audições da Del Mar FM de Aracaju e um clássico de barzinho e violão. 

Sinceridade - bastava tocar o início meio à la Djavan em Tieta eu já curtia. Somente na faculdade Marisa me ensinou a letra. A essa altura acho que estavam reprisando a novela.

Miss Suéter - numa entrevista João falou que recordava de ouvir Ângela Maria e de uma aparição épica que ela fez em sua cidade natal. Descobri essa peça rara por acaso no YouTube e aqui tem todos os detalhes do famoso concurso que inspirou a canção. Ah! E ele tem um clipe com sua musa em carne, osso, voz e laquê.

Latin Lover - das minhas madrugadas de JB FM escrevendo a tese, mais uma parceria dele com Aldir Blanc. Só que eu levei um tempo pra entender que era ele cantando e não Eduardo Dusek, talvez pelo jeito de interpretar algo cotidiano com um toque de musical.

Desenho de Giz - não sei que nome se dá à técnica de cantar/quase recitar a letra quase sem som e depois recomeçar com o instrumental completo, mas é isso que ocorre nessa aqui.

Memória da Pele - assim como na anterior, o início traz essa técnica que já dá o tom do drama. Mas uma obra-prima que traz como parceria Waly Salomão e que usa elementos do cotidiano pra realçar a dor do amor perdido. 

Corsário -  "Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado"... e o resto é um show de metáforas da arte de misturar palavras e criar poemas. 

Quando o amor acontece - "o amor quando acontece a gente esquece logo o que sofreu um dia?". Segundo ele e Abel Silva, "esquece sim", rs. O nome do disco de 1987 é simplesmente Ai Ai Ai de mim. Peguem seus lenços, please!

Bijuterias - foi quem motivou esse post, e me fez lembrar de O Astro, e me fez buscar a análise tão interessante de uma canção mal compreendida, e saber que já existiu uma loja famosa no Rio chamada Sloper que vendia cristais e otras cositas más.

Bônus: já ia esquecendo do clássico bolero Enquanto espero de Por Amor e da última que conheci, Terra Dourada, tema praieiro de qualquer cena de Búzios em Vale Tudo.

domingo, 23 de abril de 2023

PERFUMES MATUTINOS

Há quem não se importe com o olfato alheio e saia deixando rastros e espirros por onde passa logo cedo. Seja no busão, no metrô ou no ambiente de trabalho, é interessante pensar que se você compartilha um local deveria pensar um pouco que um perfume forte pode provocar enjoo, enxaqueca e dominar cada metro quadrado de uma minúscula sala. Ocorre também da pessoa já estar na fase da acomodação olfativa e nem sentir direito mais o cheiro, desperdiçando muitas borrifadas de seu perfume preferido. 

Independente da concentração, pode ser um simples desodorante: se em sua composição tiver alguma nota impregnante, vai ficar no ar. Na verdade, pra quem tem intolerância a cheiros, qualquer odor já incomoda. Mas dá pra usar algumas opções "educadas", especialmente para quem lida com o público às 7h "da madrugada", como eu.

1) Insensatez - O Boticário



É classificado como cítrico fresco e mais uma cópia do CK One que de tão clean deveria se chamar Lucidez, rs. É o tipo de produto que parece prolongar a sensação de banho tomado. Segundo o site, é "agradável por seu frescor, combina o delicado toque de flores como Rosa, Violeta e Jasmim, à intensidade da madeira e notas cítricas de Tangerina e Abacaxi. Esse produto é vegano! Portanto, não utiliza de ingredientes de origem animal." Além do mais, é compartilhável! Comprei o sabonete líquido, mas que decepção. Esse é que não incomoda mesmo!

2) Forum Jeans in Blue - Forum



Também é cítrico e compartilhável. Muito suave e dizem que lembra o famoso e caro Light Blue de D&G. Mais aguado que o primeiro, é ideal para meus dias de rinite leve. É um perfume pra ir ali e voltar logo!

3) Selfie Yellow UZ - Água de Cheiro


A descrição do meu novo cheiro educado diz que 
#Self[ie] Yellow UZ é compartilhável e que "já nas notas de saída se sente o Acorde Yellow Uz, que traz toda vibração da cor amarela e é um mix de Óleo Essencial de Casca de Toranja, Óleo Essencial de Canela Ceylan e Óleo Essencial de Semente de Coentro. Isso junto de Bergamota e Mandarina que trazem facetas cítricas e das Notas Aquosas, com um toque de leveza. As notas de corpo são enriquecidas com florais de Jasmim, Violeta e Peônia e o fundo com madeiras que trazem potência". Só uma ressalva para esse final, pois de fato esse acorde é energizante e logo em seguida é como se o a gente sentisse uma aura super confortável que oscila entre as notas presentes.

De modo geral, todos eles tem qualidade, mas não prometem longa projeção nem fixação, embora esse quesito varie de acordo com a pele. Também não são deo colônias que a gente sente aquele cheiro sintético de perfume artificial, mas não valem o preço que pedem e eu só adquiro em promoções.


domingo, 9 de abril de 2023

O SORRISO DE MONA LISA

O Sorriso de Mona Lisa é um dos meus filmes preferidos da vida. Curioso é pensar que só recentemente descobri a escrita correta do famoso quadro "Mona Lisa", que também intitula uma canção que toca no filme. Eu escreveria um longo artigo sobre a obra, mas escolhi quatro momentos marcantes sobre o que realmente acho que o filme trata, sobre escolhas e consequências. 

1- Recusa do noivado: a profa de Artes Katherine se mudou pra uma cidade pequena por uma oportunidade de emprego em uma universidade conceituada e super conservadora. Num belo dia, seu namorado veio visitá-la e lhe trouxe um anel de noivado, mas ela devolveu pois essa nova jornada mudou suas expectativas e planos. Simplesmente ela optou por estar só e descobrir novos caminhos.

2- Ficar em casa também é legal! Na nova cidade ela alugou um quarto e lá nessa pensão também se encontra Nancy Abbey, uma profa de culinária e bons costumes, bem no estilo de ensinamentos "segura marido". Ela perdeu o noivo e não encontrou mais ninguém. Numa noite Katherine a convida para dar um rolê de colegas solteiras, mas ela prefere ficar vendo TV e se divertindo com seu programa favorito. E não há nada de mal nisso, mas Kathetine lança um olhar do tipo "não é isso que eu quero para minha sexta-feira à noite". Mas repito: não há nada de mal nisso. Nancy está feliz como está, na rotina que ela escolheu e tá tudo certo.


3- Boy mente pra impressionar:
não recordo se foi nessa mesma noite que a protagonista cruzou com um boy num bar, um achado naquele lugar onde a conduta das profas fora do trabalho também era veladamente vigiada. Tudo ia bem, mas o boy pra impressionar pesou a mão na narrativa de herói de guerra e, inclusive, mantinha um caso com uma aluna. A mentira foi o suficiente para Katherine cair fora e continuar sua jornada independente de ter ou não uma companhia masculina.


4- Demissão: por fim, após muito lutar mas ver que aquele sistema só iria mudar muito lentamente (se mudasse!), ela pede demissão e vai embora. Mas mesmo sem mudanças visíveis e sem palco, ela influenciou toda uma turma nos bastidores, deixando um rastro de inquietação no que seria o destino óbvio da maioria das alunas: casar e ter filhos e só. 



quarta-feira, 5 de abril de 2023

PERFUMES DESCONTINUADOS I

Há anos atrás se vc gostasse de um perfume era só ir na loja comprar outro quando o seu acabasse. Mas eis que vc chega na loja e a vendedora sempre diz que está em falta, que ainda vai chegar e acaba lhe oferecendo outro e vc fica confusa sem entender esse ghosting de seu cheirinho preferido. Já passei por isso algumas vezes, mas atualmente com a ajuda da internet dá pra garimpar alguns dados, resenhas e comparações. Mas mesmo assim, tem alguns que parece que ninguém lembra, que só você no universo conheceu e usou. Foi o que aconteceu com a colônia citada abaixo, que conheci num site de decants e encantada fui buscar mais informações para dar na terrível sentença de "perfume descontinuado". Lancei a pergunta em tudo quanto foi canal, torcendo para que fosse "inspirada" em algum irmão gêmeo perdido por aí, mas até agora nada...

"Água de Íris Phebo - Colônia Unissex 200ml"


Água de Íris Phebo é uma versão moderna das tradicionais eau de cologne, com fixação prolongada e perfume único.

Uma combinação explosiva de notas florais frescas.

A cor flúor e a ilustração da designer francesa Anne-Marie Helies tornam o produto contemporâneo com um toque vintage.

O frasco de vidro reciclável é pintado com tinta orgânica, que não contém chumbo.

Embalagem com spray.

Não contém ingredientes de origem animal.

Topo: Abacaxi, Cipreste e Bergamota.

Corpo: Jasmim, Magnólia, Flor de Íris, Rosa, Violeta, Gálbano e Lírio Branco.

Fundo: Musk, Patchouli, Musgo de Carvalho, Praliné e Âmbar.

PS: E pensar que essa maravilha existiu sob a forma de kit :(

sábado, 25 de fevereiro de 2023

TRÉGUA


Hoje estou velha como quero ficar.

Sem nenhuma estridência.

Dei os desejos todos por memória

e rasa xícara de chá.

(Adélia Prado)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

ISTO NÃO É UM NORDESTINO


Aldir Blanc sentenciou o que ainda hoje vejo, ouço ou testemunho em comentários ignorantes e distorcidos, cheios de preconceitos e estereótipos na fala dos sulistas e sudestinos: "o Brasil não conhece o Brasil". É mais fácil para essa parcela da população que parece ter faltado às aulas de geografia admirar a Europa, romantizar o americano do norte do que valorizar nossa cultura, querer conhecer seu povo e suas raízes. 

Como Belchior cantou: 

"Nordeste é uma ficção! 

Nordeste nunca houve!

Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!

Não sou da nação dos condenados!

Não sou do sertão dos ofendidos!

Você sabe bem: Conheço o meu lugar!"

Cidades são apenas cidades com pessoas, instituições e natureza, costumes, culinária, hábitos e pronto. Não quer conhecer, ok! Mas é muito raso falar do que não sabe. Visitou e não gostou? Ok, também. Essa foi a sua experiência, mas reforçar uma imagem deturpada de um lugar só atesta a falta de conhecimento de mundo e um tiquinho só de visão social cairia muito bem.

domingo, 12 de fevereiro de 2023

MENINAS NOTA MIL


"O futuro é mulher. Pego aqui o título de um velho filme do diretor italiano Marco Ferreri para nossa conversa na calçada. O futuro é mulher — e mulher nordestina. Digo isso diante de uma manchete que mexe com a gente: oito alunas do Brasil alcançaram nota 1000 na redação do Enem; seis moram em estados do Nordeste.

Não há o menor corte separatista nesse contentamento, isso é bobagem. Destaco sempre os bons resultados escolares da região para quebrar preconceitos ainda presentes no Sul e Sudeste. E a educação, o Ceará que o diga, tem sido a melhor resposta. Resposta que vem lá de São Benedito, na escrita de Letícia Marques de Abreu, estudante de escola pública estadual com pontuação máxima no exame nacional do ensino médio.

O noticiário mostrou outros exemplos de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e da Bahia. A nota da redação é só mais um capítulo em uma tendência importantíssima que tem se firmado nos últimos anos. É na sala de aula que o Nordeste quebra a imagem equivocada e caricata de terra dos grotões e das ignorâncias. Mais interessante ainda é que a resposta venha da escrita das mulheres. Elas estão lendo mais que os homens, como revelam as pesquisas. Elas defendem de forma mais organizada suas ideias. O futuro é delas". (Xico Sá)

* Matéria completa disponível aqui!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

ÁGUAS NATURAIS - AVATIM

Na pandemia escrevi sobre Aromaterapia e tudo que cataloguei sobre as marcas nacionais. Dentre todas, uma delas virou minha queridinha, não somente pelas essências, mas pelo catálogo fora da bolha e com preço compatível com a qualidade. 

A Avatim é uma marca fundada no Sul da Bahia e que traz umas propostas muito bem construídas. Uma delas são as Águas Naturais, lançadas num kit em 2022, com 4 propostas de fragrância à base de 3 óleos essenciais cada no frasco de 60 mL:

Energia - mandarina, alecrim e gengibre

Concentração - menta, tomilho e pimenta preta

Relaxamento - flor de lavanda, vetiver e gerânio bourbon

Aconchego - baunilha, patchouli e rosas

O primeiro que conheci foi o Energia e como gosto dos cítricos pensei em adquiri-lo para dar aula às 7h da madrugada, rs. Outro dia experimentei na loja o Aconchego, que grudou no punho do meu casaco uns 3 dias e que passaria por um perfumão sofisticado de boas. Algum tempo depois, me arrisquei a comprar o kit contendo as outras 2 que eu ainda não conhecia e que grata surpresa! O Concentração é ótimo pra estudar, enquanto o Relaxamento eu uso pra dormir e borrifo no travesseiro. No dia seguinte, o cheirinho calmante ainda está lá. O kit é interessante para quem gosta de variar essas propostas, mas os frascos individuais de 200 mL são bem em conta, sem falar da qualidade da embalagem e do borrifador.

Aqui em PA, esses e outros produtos maravilhosos podem ser adquiridos no Empório da Dinda. Vale à pena conferir!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

PASSE LIVROS ADIANTE!

"Acho lindo quem tem uma grande biblioteca particular. Mas, por vezes, isso é apenas um sintoma de acumulação compulsiva. Livros foram feitos para serem lidos. Parados e fechados na estante de casa, servem apenas para acumular poeira...

Qual o sentido de acumular milhares de títulos que jamais serão relidos por mim? É bem melhor, creio, passá-los adiante, para que cumpram o papel sagrado de transmissores de informação e cultura, nas mãos de novos leitores." (Lira Neto in Diário do Nordeste)

sábado, 14 de janeiro de 2023

A FUNÇÃO DA ARTE

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: 

– Me ajuda a olhar! 

(Eduardo Galeano)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

AGENTE FOMOS NO SHOPPING

"Os habitantes dos bairros suburbanos vão ao center, ao shopping center, como antes iam até o centro. O tradicional passeio do fim-de-semana até o centro da cidade tende a ser substituído pela excursão até esses centros urbanos. De banho tomado, arrumados e penteados, vestidos com suas melhores galas, os visitantes vêm para uma festa à qual não foram convidados, mas podem olhar tudo." (Eduardo Galeano)

Moro numa cidade do interior cujo sonho de uma parcela da população é que tenhamos um shopping. A desculpa é que teríamos um cinema. Tanto desejaram que o cinema chegou! Na verdade, voltou, pois num passado não tão distante já tivemos 6 cinemas segundo um historiador local, dos quais eu só recordo do Cine Coliseu, onde assisti alguns filmes dos Trapalhões nas matinês com meu irmão. 

Sobre o templo do consumo, temos um comércio de rua com direito a algumas franquias e atacadões, que atendem de certo modo a essa expectativa dos personagens do texto acima.

Quanto a mim, nunca fui afeita a esse tipo de passeio/ambiente. Primeiro, porque quando mais nova não tinha dinheiro pra gastar, então não fazia sentido ir lá só pra desejar consumir e não poder. Hoje em dia só vou a um lugar assim se for mais prático para rever um amigo na capital ou se for comprar algo numa loja específica. Apesar de tudo, fica a dica: se viajar para um lugar novo e quiser garantir alimentação ou distração em dias de chuva, fique em hotéis próximos. Pelo menos, se nada der certo, o passatempo coletivo da sua viagem estará garantido.