domingo, 12 de agosto de 2012

DIA DE PAINHO

"Se todas as pessoas soubessem o que lhes convêm e agissem de acordo, este mundo seria muito diferente, embora não tão interessante. Mas não sabemos o que é bom para nós e eu estou passando meus dias tentando descobri-lo. A experiência é divertida e às vezes dispendiosa, mas não há outro modo de se obter conhecimentos..."



Eu poderia fazer (e farei) vários posts com essa frase, que é o trecho da carta de Anne Sullivan a Hellen Keller por ocasião de uma de suas raras viagens sem sua pupila. Essa frase e essas fotos hoje retratam meu pai, homem doce e rude, aventureiro, sonhador, engenhoso, curioso e tio, padrinho e avô postiço de uma grande parte de primos de primeiro e segundo graus. Quando se zanga vira uma fera, mas quando é carinhoso sai de baixo. Fala o que pensa e ai de quem se incomodar que ele reafirma e não pede desculpas! Quando quer carinho, se enrosca que nem gato, vai se aninhando até conseguir! Não suporta fazer nada sozinho, reclama atenção, detesta sentar-se só à mesa e adora fazer um social (dava para se político!). Tem muuuuuuuuuitos contatos, tantos que as pessoas muitas vezes o reconhece através das feições dos filhos. Já pensamos em dar um celular a ele, mas a agenda e os créditos não dariam conta!

Ao mesmo tempo que está ficando com uns lundus da idade, não deixa de admirar a natureza, de ouvir música, fazer a gente assistir Chaplin ou Zé Lezinho e rir e repetir as cenas e as piadas. Sempre aconselhou que o que a gente escolhesse para nossa vida, se desse errado, seria primeiramente pior para a gente e depois para ele e minha mãe. Nos educou para respeitar incondicionalmente os mais velhos e se abastece de brincadeiras, que inventa ou repete pacientemente com Farturinha ou com esses príncipezinhos da fotografia. É bom vizinho e para tudo para ajudar qualquer pessoas. Não tem detector muito bom de falsidade, e por isso já teve alguns aborrecimentos. Se preocupa principalmente com a felicidade dos filhos e consegue ver claramente se a gente está bem ou não e vai com delicadeza tentado ajudar. Ele é uma companhia para toda a vida (minha mãe que o dia nesses 35 anos de casados) e eu desejo que se cumpra a palavra do Senhor que diz:

"Honra teu pai e tua mãe,
para que teus dias se prolonguem
sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus". (Êxodo 20,12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário