domingo, 26 de agosto de 2012

CONSTELAÇÃO



Coisa rara no mundo cada vez mais disfarçado de social e afetuoso codificado nas redes sociais, é achar quem se dirija a nós de forma direta e que realmente se importe com nossa vida. Seja através de um torpedo, um telefonema a qualquer hora, um email curtinho ou mesmo um "fulano mandou lembranças", é muito bom ser lembrado e até mesmo cobrado pelos amigos.

Ainda me entristeço (coisa boba!) com ligações não retornadas, sumiços sem explicações, emails não respondidos (porque não versam sobre o mundo fútil do facebook ou do twitter), mesmo quando a pessoa parou e escolheu cada palavra que ia digitar. Lembro muito de Renato Russo, quando canta: "quem está ao teu lado? Quem para sempre está? Quem para sempre estará?"

Mas, seguindo a linha tradicional, tive um grata surpresa hoje ao abrir o email e encontrar 4 "Olá!" de amigas íntimas e muito queridas: Cristiane Sobral, Janaína, Vera e Mayara. Amigas de 12 a 1,2 anos de amizade que me escreveram cobrando minha presença, partilhando suas vidas e lembrando nossa amizade. Elas estão distantes, mas quando estivemos juntas vivemos momentos muito divertidos, difíceis ou profundos, que marcaram nossas vidas. Pessoas generosas, sensíveis, sinceras, que mesmo com marido, filhos, emprego, faculdade, pesquisa, missões religiosas, ainda tem tempo para escrever a um amigo. Elas sabem que eu as considero como irmãs e que as amo de verdade, que desejo todo bem e toda graça do Senhor para suas vidas. Elas sabem que ainda sou a mesma, apenas com mais diplomas e mais cultura, mas a mesma Flávia que para tudo para se dedicar a um amigo.

Elas sabem ainda que amo as imagens e que escolhi essa aí em cima, porque ela traz a solidez da casa de pedras e o perfume do campo de lavanda, para lembrar que nossa amizade é firme como a rocha e suave como um abraço. Elas sabem também que amo as palavras, e para matar a saudade das mensagens e palavras de apoio ou de ocasião, doadas sempre que eu estava inspirada, deixo-lhes um trecho de Anne Sullivan (mais um!), a famosa professora-amiga que transformou a vida de Hellen Keller:

"Adaptemo-nos ao momento presente. Semeemos sem contar os grãos. Sejamos úteis ao próximo. Convertamos os sentidos que possuímos em benéfica energia. Pensaremos então menos em nos defender contra as circunstâncias e mais em fazer brilhar o sol à nossa volta - e eu talvez consiga tornar sublimes as minhas experiências e compreenda a ciência das alegrias e tristezas com as quais são tecidos os nossos dias".

PS: Por falar em Renato, o Lira me mandou Nara Leão "para nossa alegria" e deleite musical! Obrigadão!



Um comentário:

  1. Ow, amiga, fale isso não que mesmo não te escrevendo sempre, sempre lembro de vc. Setembro estou por aí e prepare as canelas pra gente andar mt e fotografar bastante. Beijosss!!!

    ResponderExcluir