“Eu não sou uma profissional, eu só escrevo quando eu quero. Eu sou uma amadora e faço questão de continuar sendo amadora. Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim…” (Clarice Lispector)
Marcadores
- All by myself (89)
- Arte é vida! (6)
- Cine Tube (33)
- Dominus Dei (17)
- Geléia Geral (64)
- Menu Degustação (12)
- Music and me (69)
- My pet is a cat (18)
- Poemize-se! (51)
quarta-feira, 18 de junho de 2014
DIA DO QUÍMICO
Guardo esse papiro desde 1999, quando dei aula no CEFET de Aracaju e propus uma redação no primeiro dia de aula. Essa relíquia é de um aluno chamado Fábio S. Viana. Ele não parecia estar de corpo presente nas aulas, mas quando decidia participar dava contribuições como essa aqui.
1) O que é a ciência "Química"?
2) Que contribuições a química traz a sua vida?
3) Para você é importante estudar Química?
"Os temas são interessantes, porém para falar sobre algo é preciso além do interesse, pesquisa e discussão. No entanto, as linhas que aqui seguem serão no máximo superficiais.
Seria a química um estudo abrangente sobre as transformações físicas, ações e reações de substâncias sobre outras substâncias. Em síntese, as relações substanciais. Parece uma interpretação rasteira frente a contribuições desta área. Tais contribuições fornecem à humanidade explicações racionais sobre alguns acontecimentos ou fenômenos, engendrando na mesma uma concepção de mundo, contrapondo-se a explicações ilusórias das massas que continuam, como sempre, ignorantes e infantilizadas. Permite assim que o homem se liberte do anacronismo e se situe no mundo de forma mais realística e atual.
A importância de estudar química é a de fugir da ignorância de minhas próprias verdades, porque eu sou uma ideia confusa, uma substância complexa."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário