sábado, 22 de agosto de 2015

AMANHÃ É 23 (DE NOVO!)


Sempre que chega o fim de agosto lembro dessa música, por causa de uma brincadeira boba que fiz com uma amiga da gente ligar uma pra outra no dia 22. Mas, na verdade, quando agosto chega eu me lembro que tem Criança Esperança e que o ano entrará em um tornado que sugará os dias até chegar 13 de outubro, quando refreará sua fúria para as lojas se enfeitarem de artigos natalinos. Aí então ele retoma sua força total e meu estômago já começa a pensar nos panetones e na ceia. E começa tudo quanto é programa de TV a mostrar receitas fantásticas com ingredientes do sudeste, e receitas que levam tantos ingredientes que mais parecem minha lista de supermercado.

Por falar em receitas, é interessante perceber que muito papagaio passa por ararinha azul no mundo da gastronomia. Às vezes, o prato nem é essas coisas todas, mas tem um nome bonito e todo mundo quer provar. Outras vezes, o preparo é muito mais pra lá de Marrakech, mas os cozinheiros querem vender como fast food. São os casos da terrine, molho chutney e do "ragu". O ragu é top dos top's! A receita original leva horas e horas, mas o povo do Masterchef faz todo orgulhoso em uma hora de prova.

E por falar em Masterchef, me sinto arrasada de ver aquele povo preparar uma refeição completa ou sobremesa em 1h. Aqui em casa nesse "time" só sai almoço se estiver tudo pré-cozido. O mais notório é ver que poucos criam, enquanto a maioria copia. A maioria ali frequenta bons restaurantes e é viajado, enquanto uns poucos mortais tem realmente vocação, tempero e intuição. Se acabam na farofa, mas não conhecem a farinha delicada e fina de Sergipe; erram o ponto do cabrito, nome bonito para carne de bode; enfeitam tudo com castanha e aspargos, os coringas do momento. Pior é a fome que dá após o programa...toda vez já deixo o lanchinho da madrugada reservado.

Bem, só sei que o Masterchef ainda é terça que vem, mas amanhã é 23 de novo e eu tenho certeza que Paula Toller e o calendário já sabiam disso há muito tempo.



Um comentário: