quarta-feira, 20 de abril de 2011

O MUNDO


Um homem da aldeia de Negua, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas. O mundo é issorevelou — Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.

Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.


Eduardo Hughes Galeano  é um jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História.

3 comentários:

  1. Amigaaaaaaaaaaa, sinto ciúmes!
    Todas as suas contribuições musicais e poéticas iam para o meu blog, agora elas vão ficar aqui.
    Arrasada.

    ResponderExcluir
  2. E assim dizia Nietzsche: ‘um bom escritor possui não somente sua própria inteligência, mas também a inteligência de seus amigos’,

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, sempre. Pelas palavras, pelo carinho e sobretudo, pela amizade.

    ResponderExcluir