Na metade da década de 90, para quem só tinha a Cultura FM, conhecer a Delmar FM (Aracaju-SE) foi um must! O rádio era minha mais fiel companhia, pois sem móveis, sem TV, sem família, bichano, amigos e tudo mais, tudo era difícil demais. Pelo rádio eu viajava e transformava o cenário cinza de saudade em presença, através das ondas que eram mais tácteis que meus vizinhos. A música me deixava feliz e me isolava da frieza daquela beleza de praia (Atalaia) que estava tão perto e tão longe de mim, pela falta de muitas coisas, inclusive dinheiro e companhia.
No fim de tarde, pôr-do-sol na janela do apartamento no Estrela do Mar, eu parava pra descansar a mente e o corpo após longa jornada de estudo ao som de "Delmar Dois Tempos", que mesclava MPB e Pop. À noite me viciei a só dormir com o rádio ligado, e aí vinha o repertório internacional, cheio de musicões que ainda hoje fazem sucesso entre os corações apaixonados. O pobrezinho do radinho de pilha, para atender à demanda, foi adaptado para funcionar na tomada pelo meu falecido tio Cacau, e mesmo assim ganhava muitos saculejos e tabefes quando não queria funcionar. As músicas eram a trilha sonora daquela fase que estava só começando.
Mais de uma década depois, em outra região sudestina, conheci outras rádios que hoje, graças à tecnologia, posso escutá-las pela web, com direito a título e letra. O que era minha utopia naquela época, hoje é uma realidade: ouvir a música, ver os clips no youtube, saber por onde andam cantores esquecidos pela mídia como Biafra, Ritchie, Rosana, Jane Duboc e tanta gente boa que marcou os anos 80 e 90 com temas de novela. Hoje existem muitas formas de ouvir música, mas minha paixão continua sendo o rádio, por me trazer sempre uma surpresa, algo não programado. Pra finalizar o "Melancolia Um Tempo" seguem algumas pérolas que talvez nem fossem precisamente atuais, mas segundo Elton John:
"And it's times like these when we all need to hear the radio
Cause from the lips of some old singer
We can share the troubles we already know"
Deixar você - Edmon Costa
Cheiro de mato - Fátima Guedes
Fonte da saudade - Kleiton e Kledir
Meu amigo, meu herói - Zizi Possi
Simples Carinho - Angela Ro Ro
Passarinho - Rosana
Toada - Boca Livre
De corpo inteiro - Jane Duboc
Vem ficar comigo - Elba Ramalho
Um desejo só não basta - Simone
PS 1: "Eu já sei que qualquer dia tudo vai dançar, mas a fonte da saudade nem o tempo vai secar".
PS 2: I like sad songs (they say so much...).
Que lindo Flavia!! Entrei no seu blog agora. Não o conhecia. Lindo! Lindo!
ResponderExcluir