segunda-feira, 21 de março de 2011

EU NÃO NASCI DE ÓCULOS


Finalmente, após alguns exames chatos e alguns milhares de mangos de investimento, voltei a ter dois olhos de fato, de direito e de nascença! Agora terei que me acostumar a usar óculos escuros não pelo charme que a minha beleza comporta, mas por necessidade, coisa que eu como química já deveria saber de cor: o perigo dos raios ultra-violeta e a redução dos pés-de-galinha indesejáveis.

Ao longo desses doze anos de vida extra-ocular vi muitas modas surgirem para convencer as pessoas míopes e astigmatas a usarem óculos como se fosse a coisa mais normal do mundo. O que é o feitiço da moda: faz o ridículo parecer belo e indispensável! É engraçado como as pessoas caem mesmo na onda e usam óculos que não tem nada a ver com seu perfil, como se fosse um simples adereço. Cito aqui os seguintes casos: óculos pequenos demais para o tamanho do rosto e dos olhos (a pessoa fica parecendo aquelas secretárias mal-humoradas de repartição pública que nos atende com a "menor" boa vontade); óculos de aro preto grosso (que envelhece pacas e que há um tempo atrás era símbolo de intelectualidade); óculos clean (sem quase nada) que facilmente cai do rosto de tão leve; óculos com pernas larguíssimas que dificultam a visão periférica e já deve ter provocado vários acidentes e inimizades (p.ex.: alguém nos chama e a gente não responde, porque não viu a pessoa ao nosso lado,rsrs).

Aqui ainda sobram comentários sobre as lentes! Gente, pelamordedeus, aceitem sua condição! Tem gente com pele 0 a 100% melanina que quer ter olho azul e fica parecendo um olho de gato com catarata! Se o objetivo é chamar a atenção, garanto que consegue e ainda assusta. Outra fenômeno mais detectado que tsunami é "óculos diadema". Pra onde é que vai a pessoa com um óculos sobre a cabeça, segurando a franja como um diadema em plena noite desfilando por aí? Pior que quem não tem franja, também acha o máximo (no caso dos homens) desfilar "se achando" com uns óculos estilo prisma (decomposição da luz visível). Além disso, que coisa mais impessoal é conversar com alguém usando óculos escuros, especialmente se for à sombra e com óculos "olhos mosca" ou "óculos MIB" (se acham os homens de preto com seus óculos blackout).

Críticas à parte, gosto é gosto. Que se faça uso do melhor óculos e que suas lentes de vidro ou de acrílico reflitam o bom senso, até porque óculos não é somente proteção, mas também é style!

3 comentários:

  1. HUAuhahua, como ri lendo seu post, querida e amada prof! Eu não sou uma boa pessoa pra criticar os óculos, já que ainda continuo na minha saga-quatro-olhos. Mas já a senhorita, muito chiquérrima, já apta à essa função! hahah
    Ainda bem que te achei por aqui, pretendo fazer morada. :)
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Aliás, quero saber o que é INFJ, não entendo muito bem. huauhahua
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo elogio! Também curti o seu blog, bem espirituoso!abraços!
    Lígia

    ResponderExcluir