quinta-feira, 30 de agosto de 2018

TÔ NA BAD COM ADRIANA CALCANHOTTO!


Finalizando a trilogia, vamos da gaúcha mais famosa no quesito música de novela e músicas chiclete de qualidade. Cantora, compositora, famosa aqui e lá fora, foi parar no ano passado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra como professora. Imagine fazer um curso intitulado "Como escrever Canções" com essa mestra, que já é Embaixadora dessa mesma universidade desde 2015? Tão versátil como sua carreira de mega sucessos, outros nem tanto e até um trabalho no universo infantil, é o seu cabelo. Quando a vi de cabelão não acreditei, porque acho que 90% dos fãs tem essa imagem abaixo como representação quase automática do visual da artista. Mas vamos de tô na bad, com melodias que nem são tão bad assim, mas que vão fundo nos quesitos (1) crushes perdidos; (2) o que eu tô fazendo aqui?;(3) por quê tem que ser assim? Afinal de contas, quem nunca?



1-NAQUELA ESTAÇÃO (1990): faz parte do álbum Enguiço e me recordo dessa música dos trechos de clipes da TV Bahia. A capa é linda e ela está com o cabelo loiro mega oxigenado! Acho que foi a primeira canção escolhida para divulgação e deu muito certo, pois era tão boa de se ouvir que eu parava pra cantar e absorver o minimalismo da letra toda vez que tocava aquele barulhinho bom.

"E agora, tudo bem
Você partiu
Para ver outras paisagens
E o meu coração embora
Finja fazer mil viagens
Fica batendo parado
Naquela estação..."

2-MENTIRAS (1992): integra o meu álbum preferido Senhas (depois de Cantada), mas só pude adquiri-lo dez anos depois e escutei repetidamente todas as canções, que são bem lado B. O Brasil inteiro teve que ouvir Mentiras exaustivamente em 1993, pois era tema do romance da mocinha rebelde Mariana com José-Fagundes-Inocêncio-do-Jequitibá-Painho na novela Renascer. A letra lembra o ápice do desespero quando este atinge o grau de maluquice e perda total da sensatez, pois elenca uma lista de coisas a se fazer para que se alcance o desejo maior expresso no refrão:

"Que é pra ver se você volta

Que é pra ver se você vem
Que é pra ver se você olha"


3-ESQUADROS (1992): mais uma joia do álbum Senhas e parceria com Antônio Cícero, que poderia ser um poema grafitado em vários muros. É a música que mais me define, quase uma biografia que se perpetua através do tempo. "Ah, eu quero chegar antes, pra sinalizar o estar de cada coisa, filtrar seus graus"...isso é tão o meu agir, pensar e sentir que me vejo representada em cada sílaba. Gal a regravou anos mais tarde, mas é meio difícil superar algo que Adriana cante.

"Eu ando pelo mundo e meus amigos, cadê?

Minha alegria, meu cansaço
Meu amor, cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado"


4-INVERNO (1994): gostava de ficar interpretando esta canção com meu amigo Leandro, tentando descobrir o que ela viu no que em foi mais feliz, e acabamos concluindo que não foi coisa boa de sentir não. A melodia não é "in", mas a letra é como o resultado de algumas sessões de análise, aquele momento "e agora, para onde ir?". Só poderia ser mais uma fruto da profícua parceria da poeta gaúcha com o poeta carioca Antônio Cícero, e foi lançado no álbum de nome muito apropriado: A Fábrica do Poema. O clipe poderia ser eu no banco de trás de um táxi amarelo passando pela Niemeyer, Leblon, Copacabana escutando a canção no rádio e olhando para o mar, encerrando a jornada após um túnel e chegando à Praia Vermelha. Seria perfeito!rs


"De lá pra cá não sei

Caminho ao longo do canal
Faço longas cartas pra ninguém
E o inverno no Leblon é quase glacial"


5-VAMBORA (1998):  grande sucesso do disco Marítimo, tem as referências de livros Ferreira Gullar (Dentro da Noite Veloz) e (A cinza das horas) de Manuel Bandeira, elevando o nível da trilha sonora da novela das "oito" Torre de Babel. A letra transpira saudade, mas não de forma triste, e sim de uma forma suave, e os versos são clássicos de um romance que não deu certo. A música ganhou até um prêmio de melhor "pop rock" (oi?) e não tinha como não dar certo, pois quem não quer alguém que chegue, entre e mude nossa vida para algo incrível em poucos minutos?

"Ainda tem o seu perfume pela casa
Ainda tem você na sala
Porque meu coração dispara
Quando tem o seu cheiro
Dentro de um livro
Dentro da Noite Veloz
(...)
Na Cinza das Horas"


Recentemente, achei nesse vídeo a história da canção. Confiram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário