segunda-feira, 27 de agosto de 2018

TÔ NA BAD COM MARINA (LIMA)!


Continuando a sequência das prediletas, foi dificílimo selecionar as 5 bests da bad com Marina. Ela é a mestra do pop brasileiro e sua parceria com o irmão e poeta Antônio Cícero rendeu os maiores sucessos da cantora, entre discos, hits e trilhas sonoras especiais. Mesmo as do lado B são "música, letra e dança" para tirar qualquer coração do luto afetivo.

A primeira canção pop que ouvi no rádio e no Globo de Ouro foi Uma noite e meia (1987). Minhas tias cantavam eufóricas, até porque anos 80 = consolidação do pop rock através dos festivais, e depois de Rita Lee, só quem encarou a disputa num ambiente generalista foram Marina e Paula Toller. Eu grudava nelas querendo aprender as letras "subversivas", porque uma moça do interior cantar "essa noite eu quero te ter" era quase uma blasfêmia, pra não citar o restante do refrão. Antes dessa veio a abertura de Roda de Fogo com Pra Começar (1986), que eu literalmente só podia assistir à abertura, pois criança não via novela das nove (rs), e a não menos dançante À francesa (1989) da novela mais amada da minha aborrescência: Top Model! E foi assim, de tia em tia, que eu cheguei na primeira da lista:

1-NÃO SEI DANÇAR (1991): estava na casa se uma tia brincando com minhas primas enquanto minhas tias assistiam à novela Perigosas Peruas e discutiam sobre a letra. Não sei por quê, mas acho que esta música combinaria muito mais com a Vera Fisher em uma novela das nove. Eu não entendia nada, mas amava ouvi-las dissecando a letra e vendo o desenrolar do drama da personagem.


"E tudo que eu posso te dar

É solidão com vista pro mar

Ou outra coisa prá lembrar
Se você quiser
Eu posso tentar, mas...
Eu não sei dançar
Tão devagar
Pra te acompanhar..."


2-ACONTECIMENTOS (1991): do mesmo álbum de Eu não sei dançar, Acontecimentos marcou minha passagem pela república feminina NRF-03, patrocinada pela UFS em 1999. A maioria das meninas moraram em cidades próximas e iam para casa nos finais de semana. Então, quando eu me via só aos sábados era inevitável não lembrar dessa música. E mesmo que eu não lembrasse, o rádio fazia questão de tocar enquanto em convertia solidão em estudo. Aquela velha e recorrente sensação de que o mundo se diverte num sábado à noite, menos você...Mesmo assim, foi o ano mais feliz da minha vida naquela cidade.


"Eu espero
Acontecimentos
Só (aqui) que quando anoitece
É festa no outro apartamento"

3-VIRGEM (1987): acho que Virgem se configura como a obra prima maior da dupla de irmãos talentosos. Faz parte do álbum homônimo da virginiana, trazendo também os sucessos Uma noite e meia e Preciso dizer que te amo, que na minha opinião supera a versão de Cazuza. Eu tinha uma colega de faculdade mais madura que vivia um relacionamento sério, e que me disse que essa era sua música favorita de Marina. Mas, eu na minha imaturidade musical nunca entendia muito a relação do título com a letra, embora gostasse da canção. Anos depois, morando no Rio, tudo fez sentido, e ainda hoje sou tão fã que Virgem vai ganhar uma postagem exclusiva em breve.

"As coisas não precisam de você
Quem disse que eu
Tinha que precisar"

4-O CHAMADO (1994): só conheci essa música muitos anos após seu lançamento, e a sensação que tenho é que nem todas as que foram parar em trilhas sonoras teve a devida atenção das rádios. Similar a Virgem, O Chamado também faz parte de um álbum homônimo atemporal lançado em 1993, sendo a canção incluída na trilha sonora da novela das sete Quatro por Quatro. Mais uma vez a impressão de que ela deveria estar numa novela das nove, pelo arranjo e letra profundos demais para o estilo comédia pastelão non sense. O Chamado é aquela canção que eu ouço muitas vezes naquelas horas em que, contra toda esperança, preciso acreditar que algo melhor está por vir.

"Céu abriga o recado
Que é pra eu me guardar
Mudanças estão por vir
Esperar ser proclamado
O grande final,
O grande final feliz!"

5-NO ESCURO (2001): integra o álbum Setembro (mês de nascimento da cantora) e fez parte da novela O Clone, marcando minha chegada ao Rio. Letra típica de fim de relacionamento e linda demais para um personagem raso interpretado por Juliana Paes, mas pelo menos rendeu bons momentos para minha audição no meio daquele caos que eu precisava encarar diariamente.

"E no decorrer dos meses
Já não sei mais quem eu sou
E a pessoa
Refletida
No espelho
Dos seus olhos
Por onde foi que entrou?"

6- BÔNUS: DEIXE ESTAR (1998): costumo dizer que letras de dor rendem mais que as de amor, e nessa pegada Deixe Estar também foi parar na TV, na série policial Labirinto (quem?). Foi também minha trilha sonora pessoal de uma grande mudança de vida, incluindo cidade, concurso e relacionamento. Aquele momento "bem vindo à vida adulta de verdade", que me possibilitou mais consumo de cultura em geral. Deixe Estar não é somente mais uma canção sobre fim de relacionamento, mas algo que inicia com um "aceita que dói menos", e que mesmo na dor aponta para uma última chance de retorno. Será?

"Deixe estar vai passar
Com sorte
Tudo, tudo vai ser breve
(...)
Mas se você resistir
E teimar e fugir
Não se assuste se tudo enguiçar
A engrenagem do amor
Pode ser traiçoeira
E vingar"



*Tem mais fãs e outras aqui:

http://enthulho.blogspot.com/2010/09/tema-de-novela-especial-dossie-marina.html

http://e10blog.blogspot.com/2013/07/no-tema-e-na-trilha-da-marina-lima.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário