sexta-feira, 8 de maio de 2015

TOP 10: TRECHOS REVISTOS

Às vezes, estou passando por algum lugar, ou estou de molho em algum lugar com som ambiente ou estridente e "plic!ploc!": eis que está tocando alguma coisa do passado ou recente e eu reparo em algum trecho musical que não dava importância, ou passava batido junto com a melodia. Fiz uma lista dos 10 últimos que me inspiraram a escrever esse post.

#1- "eu vou derramar nos seus planos o resto da minha alegria". Adriana Calcanhotto cantou Mentiras em Renascer em 1993. Depois que ela apela de todas as formas, se entrega nessa linda frase.

#2- "amanhã tudo pode acontecer, hoje a nossa vida é pequena". Fagner cantando Cartaz me dá até esperança de meu coração de criança um dia ser tudo o que quer. Essa frase lembra um passeio num dia de sol de Ondina à Barra.

#3- "você é o que resiste ao desespero e a solidão". Sem você, sem Vinícius, sem Chico fica tudo mais difícil,rs.

#4- "E nada existe em você que eu não ame, sou metade sem você". Dessa vez demorei a reconhecer a música que eu nemmm de longe imaginava que pudesse ganhar uma versão longe da breguice fanha de Reginaldo Rossi (que Deus o tenha!). Eu a escutei em um restaurante numa versão música de barzinho, mas Isabela Taviani e Fernanda Takai já regravaram.

#5- "o seu nome acende estrelas pela noite". Esse e outros versos fazem parte da tradução de Dulcinéia cantada no musical O Homem de la Mancha que assisti recentemente.

#6- "Num deserto, sem saudade, sem remorso, só, sem amarras, barco embriagado ao mar". O que eu vi no dia em que fui mais feliz? O que Adriana viu? No inverno ou em dias de sol, essa música é a cara dos meus passeios pela zona sul do Rio.

#7- "Meus olhos lacrimejam seu corpo". Não há mais o que fazer, só lamentar o trágico fim do amor que não deu certo, com direito a uma rima no final que intriga qualquer especialista em gramática.

#8- "Não deixa ideia de não ou talvez, que talvez atrapalha". Não conheço muita coisa de Roberta Sá e demorei pra saber que essa musiquinha de sábado à tarde da JB FM era dela. Desejo que ela componha mais coisas legais que toquem no lugar das músicas bregas que o Domingão do Faustão ensina na forma de karaokê.

#9- "As coisas não precisam de você, quem disse que eu tinha que precisar?". Todo fim passa pelo ritual de Virgem de Marina Lima, para preparar melhor o próximo início.


#10- "E é só você que tem a cura pro meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi". De todas as canções de Legião, essa é um hino. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário